A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos.

A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser uma das causas da diminuição das populações de insetos em grande parte da Europa nos últimos anos. A teoria surge num estudo que analisou vários outros artigos científicos que demonstraram o impacto negativo da radiação em abelhas, vespas e moscas.

O artigo científico ainda carece de revisão por pares, mas pode ser consultado através deste link.

De acordo com o Phys, especialistas da União para a Conservação da Natureza e Biodiversidade da Alemanha (NABU) e de outras duas organizações não-governamentais (ONGs), uma alemã e outra luxemburguesa, analisaram 83 pesquisas consideradas cientificamente relevantes, das quais 72 advertiam para as consequências da radiação.

À AFP, Johannes Enssle, diretor da NABU, explicou que “o tema é incómodo para muitos de nós porque interfere com os nossos hábitos diários“, além de existirem “poderosos interesses económicos por trás da tecnologia da comunicação móvel”.

Entre os efeitos, os especialistas detalharam uma capacidade reduzida de movimentação dos animais devido à alteração dos campos magnéticos, assim como danos no material genético e em larvas.

A radiação dos telemóveis e redes Wi-Fi também abre canais de cálcio em certas células, provocando a absorção de mais iões deste elemento químico, alterando os ritmos circadianos e o sistema imunológico dos insetos.

“O estudo mostra que devemos manter os olhos abertos em todas as direções quando analisamos as causas da dramática diminuição das populações de insetos”, rematou Enssle.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …