/

Radiação extra-galáctica está a contribuir para o nosso bronzeado

2

Uma equipa de astrónomos australianos e norte-americanos descobriu que 10 bilionésimos do nosso bronzeado de verão são adquiridos através da radiação extra-galáctica, proveniente do exterior da Via Láctea.

Segundo os astrónomos, cada vez que estão ao ar livre, os humanos são “bombardeados” com cerca de 10 mil milhões de fotões intergalácticos por segundo  – seja de dia ou noite – mas isso não é prejudicial.

“Embora 10 mil milhões de fotões por segundo possa parecer muito, teríamos que estar sujeitos a isso durante milhões de anos antes de que pudessem causar qualquer dano duradouro“, disse o investigador Simon Driver, da Universidade da Austrália Ocidental e do Centro Internacional de Radioastronomia.

“O universo vem com a sua própria proteção inerente, e cerca de metade da energia proveniente da luz ultravioleta das galáxias é convertida num comprimento de onda menos prejudicial que o pó”, acrescentou o astrónomo Rogier Windhorst, da Arizona State University.

No entanto, apesar de a maioria dos fotões serem fornecidos pelo Sol, 10 bilionésimos da radiação que nos atinge provém de outras partes do Universo.

Esta radiação, denominada luz de fundo extra-galáctica, tem origem nos núcleos das estrelas de galáxias distantes e na libertação de energia de matéria absorvida por buracos negros super-maciços.

Para a realização do estudo, publicado no The Astrophysical Journal, os astrónomos recorreram a vários telescópios – incluindo o Hubble da NASA, os telescópios espaciais Spitzer e o observatório Herschel da Agência Espacial Europeia.

Segundo a Science News, os astrónomos conseguiram medir, com precisão, a quantidade de luz – na forma de fotões – que atinge a superfície da Terra, seja proveniente do interior ou do exterior da Via Láctea.

Aparentemente, não nos basta protetor solar, devíamos usar também protetor “extra-solar”.

BZR, ZAP

2 Comments

  1. Aparentemente contraditório artigo que diz que a influencia dos raios extra-solares é mínima e depois fala em creme extra-solar. Balelas ponto final.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.