Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

(dr) Cornell University

Os cientistas no Monumento Nacional de White Sands, no Novo México, nos EUA

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os “rastos fantasma” de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos.

De acordo com o Science Alert, esta descoberta, que remete para o final do Plistoceno, há cerca de 12 mil anos, foi possível graças ao radar de penetração no solo (GPR), capaz de analisar o que se passa por baixo da superfície do solo sem ser necessário escavar.

“Nunca pensámos analisar pegadas. Mas acontece que o próprio sedimento tem uma memória que regista os efeitos do peso e do momento do animal. Isso dá-nos uma forma de entender a biomecânica da fauna extinta que nunca tivemos antes”, declara em comunicado o investigador Thomas Urban, da Universidade de Cornell.

Entre as trilhas descobertas estão 800 metros de pegadas humanas, cruzadas com as impressões de um grande Proboscidea, possivelmente um mamute-colombiano (Mammuthus columbi).

Os resultados coincidem com a análise realizada no ano passado pela mesma equipa. Neste caso, no entanto, foram revelados muito mais detalhes sobre o sedimento subjacente, que podem mostrar como estas criaturas antigas estavam a caminhar.

“Mas há implicações maiores do que apenas este caso de estudo. A técnica poderia ser aplicada em muitos outros locais com pegadas fossilizadas, incluindo potencialmente de dinossauros”, explica Urban, um dos autores do estudo agora publicado na revista científica Scientific Reports.

Com o GPR, os cientistas não precisam de esperar pelas condições perfeitas para identificar e analisar as pegadas, algo que é particularmente útil nas paisagens instáveis de White Sands, assim como noutros lugares espalhados pelo mundo.

“Embora nunca possamos encontrar os restos fossilizados do animal que especificamente fez estas pegadas, sabemos como se moveu, quão grande era, quão rápido estava a andar, apenas por olhar para estas pegadas”, afirma a paleontóloga Lisa Buckley, que não esteve envolvida na pesquisa, em declarações à Gizmodo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Escola financiada por fundos públicos quer carro de luxo com volante desportivo em pele e bancos com massagem

A Escola Profissional Amar Terra Verde, localizada em Vila Verde, distrito de Braga, volta a estar envolvida numa polémica, depois de ter já dado azo a um processo judicial por suspeitas de corrupção. Agora, o …

Costa pode tirar "solução surpresa" da cartola para aprovar o Orçamento

O Governo de António Costa pode não precisar dos votos de Bloco de Esquerda e PCP, os aliados da anterior legislatura, para fazer aprovar o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). PSD Madeira, PAN e …

Berardo perde recursos sobre arresto de imóveis

O empresário madeirense irá perder os dois apartamentos em Lisboa, avaliados em quatro milhões de euros, e parte de uma quinta no Funchal. Joe Berardo "está cada vez mais perto de perder os dois apartamentos e …

Saúde mental de Donald Trump está a torná-lo "perigoso", alertam 350 especialistas

Pelo menos 350 especialistas assinaram uma carta para o Congresso sobre a alegada deterioração do estado de saúde mental de Donald Trump. Apesar de não ser um alerta novo, a situação voltou a merecer uma …

TdC alerta: Centeno volta a falhar prazo (e está a atrasar lei que deve conferir transparência às contas públicas)

O Tribunal de Contas volta a alertar para atrasos e ausência de progressos na implementação da nova Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e concluiu que não será possível aplicar o diploma no Orçamento do Estado …

Não uma, não duas, mas 70 condições. Só assim o PCP dá aval ao Orçamento

No arranque das Jornadas Parlamentares, esta quinta-feira, os comunistas elencaram o conjunto de matérias que consideram essenciais para a legislatura. O secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, deixou claro que ainda não tem, "a priori", uma …

Greta viajou durante 10 horas de comboio e já chegou a Madrid para a Marcha pelo Clima

Greta Thunberg chegou a Madrid na manhã desta sexta-feira, onde vai participar na Marcha pelo Clima esta tarde. A ativista sueca viajou durante dez horas a bordo do Lusitânia Comboio Hotel, o comboio noturno que …

Advogado do Podemos diz ter sido despedido por investigar irregularidades no partido

Um advogado de longa data do Podemos foi despedido no início desta semana por alegadamente ter assediado uma funcionária. Em sua defesa, diz estar a ser perseguido por investigar "irregularidades financeiras" no partido. José Maria Calvente, …

Sporting abre cordões à bolsa para tentar contratar prodígio argentino

Sporting pode vir a gastar entre 10 e 12 milhões de euros para garantir a contratação do jovem prodígio argentino Pedro De La Vega. Os 'leões' entram no mercado de inverno à procura de um …

"É a luta final." Greve geral em França marcada por confrontos

"É a luta final", ouve-se em coro. As ruas francesas encheram-se com mais de 806 mil pessoas que, esta quinta-feira, protestaram contra a prometida reforma do sistema de pensões do Governo de Emmanuel Macron. A …