R. Kelly detido após novas acusações de crimes sexuais

O cantor norte-americano, acusado em fevereiro de abuso de menores, foi detido esta quinta-feira em Chicago na sequência de 13 novas acusações.

“As acusações incluem pornografia infantil, sedução de uma menor e obstrução à justiça”, disse a porta-voz do Ministério Público, Joseph Fitzpatrick, acrescentando que mais detalhes seriam revelados durante o dia de hoje.

As acusações contra o cantor norte-americano foram proferidas num tribunal federal do distrito norte de Illinois.

É a segunda vez este ano que R. Kelly é detido sob acusações de crimes sexuais. Em fevereiro, foi formalmente acusado de dez crimes de abuso sexual agravado envolvendo quatro vítimas, três das quais menores à data dos acontecimentos. À época, o artista declarou-se inocente e foi libertado sob fiança.

Em 2017, o cantor, de 52 anos, também foi acusado de ter abusado física, psicológica e sexualmente várias mulheres. O caso foi denunciado pelos pais de duas jovens cantoras que dizem que o artista estava a sequestrar as filhas numa “seita” orientada com o objetivo de o servir sexualmente.

A polícia norte-americana investigou a reclamação, mas concluiu que as alegadas vítimas diziam estar apaixonadas por R. Kelly e, sendo adultas, não pôde intervir no caso.

Uma fonte contou, na altura, que as raparigas não estavam autorizadas a usar o telemóvel ou a manter contacto com as famílias. R. Kelly, de acordo com a acusação, decidia todos os aspetos das suas vidas, desde o seu sono até às relações sexuais.

Na infância, o artista, que ficou famoso pelo sucesso do single “I believe I can fly”, foi vítima de abuso sexual. Aos 27 anos, casou-se com Aaliyah, uma cantora de apenas 15 anos que falsificou a sua idade, assegurando que tinha 18.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …