R. Kelly detido após novas acusações de crimes sexuais

O cantor norte-americano, acusado em fevereiro de abuso de menores, foi detido esta quinta-feira em Chicago na sequência de 13 novas acusações.

“As acusações incluem pornografia infantil, sedução de uma menor e obstrução à justiça”, disse a porta-voz do Ministério Público, Joseph Fitzpatrick, acrescentando que mais detalhes seriam revelados durante o dia de hoje.

As acusações contra o cantor norte-americano foram proferidas num tribunal federal do distrito norte de Illinois.

É a segunda vez este ano que R. Kelly é detido sob acusações de crimes sexuais. Em fevereiro, foi formalmente acusado de dez crimes de abuso sexual agravado envolvendo quatro vítimas, três das quais menores à data dos acontecimentos. À época, o artista declarou-se inocente e foi libertado sob fiança.

Em 2017, o cantor, de 52 anos, também foi acusado de ter abusado física, psicológica e sexualmente várias mulheres. O caso foi denunciado pelos pais de duas jovens cantoras que dizem que o artista estava a sequestrar as filhas numa “seita” orientada com o objetivo de o servir sexualmente.

A polícia norte-americana investigou a reclamação, mas concluiu que as alegadas vítimas diziam estar apaixonadas por R. Kelly e, sendo adultas, não pôde intervir no caso.

Uma fonte contou, na altura, que as raparigas não estavam autorizadas a usar o telemóvel ou a manter contacto com as famílias. R. Kelly, de acordo com a acusação, decidia todos os aspetos das suas vidas, desde o seu sono até às relações sexuais.

Na infância, o artista, que ficou famoso pelo sucesso do single “I believe I can fly”, foi vítima de abuso sexual. Aos 27 anos, casou-se com Aaliyah, uma cantora de apenas 15 anos que falsificou a sua idade, assegurando que tinha 18.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …