Químico que causa cancro encontrado em 78 produtos de proteção solar

Um laboratório de testes detetou benzeno químico em 78 produtos de proteção solar. Agora, solicita que a Food and Drug Administration (FDA) analise a sua composição e determine se estes devem continuar no mercado.

O laboratório Valisure verifica a qualidade de medicamentos e produtos de saúde. Recentemente, a empresa testou cerca de 300 produtos de proteção solar e descobriu que 27% continham benzeno, de acordo com um comunicado da empresa.

Catorze dos produtos analisados continham benzeno em níveis superiores a 2 ppm –  que é o limite recomendado pela FDA para a presença deste químico em medicamentos de valor médico que não podem ser produzidos sem ele.



“A presença deste conhecido carcinógeno humano em produtos amplamente recomendados para a prevenção do cancro de pele, e que são usados regularmente por adultos e crianças, é muito preocupante”, disse David Light, fundador e CEO da Valisure, no comunicado.

O benzeno é um líquido incolor, ou amarelo claro, que se forma naturalmente, mas também é produzido por atividades humanas, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

A exposição a altos níveis de benzeno pode causar graves doenças em humanos, particularmente cancro no sangue, incluindo leucemia.

Neste sentido, a FDA diz que o químico não deve ser usado na fabricação de medicamentos, exceto em circunstâncias especiais, sobretudo se o seu uso for inevitável e o medicamento representar um avanço terapêutico significativo.

Nesses casos, os níveis de benzeno devem ser limitados a 2 ppm “a menos que haja uma justificativa em contrário”, refere a FDA. Um exemplo dessas exceções surgiu no ano passado.

No início da de pandemia covid-19, quando havia falta de desinfetantes para as mãos, a FDA permitiu, temporariamente, que estes produtos tivessem até 2 ppm de benzeno. Porém, em março de 2021, a Valisure revelou ter detetado benzeno acima desse nível em quase duas dúzias de desinfetantes.

Agora, após as novas descobertas, a Valisure apelou à FDA para retirar os 78 produtos do mercado e conduzir uma investigação aos componentes desses produtos.

Embora a FDA diga que o benzeno não deve ser usado na fabricação de medicamentos, a agência não define um limite específico para o uso deste produto em protetores solares.

Assim, a Valisure está também a pedir que seja estabelecido um limite para os níveis de benzeno em protetores solares e outros medicamentos em situações padrão, definindo ainda um limite de exposição num único dia.

Num comunicado enviado à Live Science, a FDA disse que está a analisar a petição. “A FDA leva a sério qualquer preocupação de segurança levantada sobre produtos que regulamentamos, incluindo protetores solares” pode ler-se na declaração.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …