Quim Torra nega ligações a independentistas acusados de integrarem grupo terrorista

Andreu Dalmau / EPA

Quim Torra, o Presidente do governo regional da Catalunha

A imprensa acusou Quim Torra de manter ligações a independentistas que integram grupo terrorista com base em transcrições de escutas telefónicas. Esta quinta-feira, o presidente do governo regional da Catalunha negou.

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, negou esta quinta-feira “qualquer ligação” com os independentistas em prisão preventiva, acusados de pertencer a um grupo “terrorista” e de planear a ocupação do parlamento regional.

A negação surgiu depois do primeiro-ministro espanhol em funções, Pedro Sánchez, ter pedido esclarecimentos após a imprensa ter publicado essas acusações, a dias das eleições legislativas de domingo.

Segundo as transcrições de escutas telefónicas consultadas pela agência de notícias francesa France Presse, dois dos suspeitos detalharam planos para ocupar o parlamento catalão e “resistir uma semana” com o governo regional “no interior”.

O homem apresentado como o fundador do grupo também se gabava de trabalhar para “proteger as conversas” entre Quim Torra e o anterior presidente catalão Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica. No vídeo das declarações aos procuradores, esse homem argumentou também que a instrução para ocupar o parlamento “veio da presidência de Torra”.

Em comunicado, o atual presidente catalão negou e disse não “dar credibilidade” às informações publicadas, afirmando “não ter tido nenhum tipo de relacionamento com os detidos”.

A Guardia Civil suspeita que esses ativistas queriam ocupar o parlamento catalão no mesmo dia em que foram anunciadas as sentenças de prisão dos nove líderes pró-independência, pela tentativa de secessão em 2017. Essa condenação, a 14 de outubro, foi imediatamente seguida por uma onda de protestos na Catalunha, marcada por distúrbios violentos.

Os ativistas acusados de quererem ocupar o parlamento foram presos em setembro por pertencerem, segundo a justiça espanhola, a um novo grupo intitulado Equipa de Resposta Tática, que é acusado de querer estabelecer a República catalã “por todos os meios, incluindo violência”.

Um deles é acusado por ter acumulado em casa “equipamentos e substâncias que podem ser usados para fabricar explosivos”.

Para o advogado Xavi Pellicer, coordenador da defesa dos réus, “a acusação de terrorismo não é, de todo, sustentada”, nem qualquer outra, e o caso é baseado “na intencionalidade e ideologia dessas pessoas, mais do que em fatos concretos”.

A única ação em que alguns dos suspeitos estão acusados de terem realizado foi o derramamento de óleo numa estrada, pela qual a comitiva que levava os líderes independentistas para o julgamento em Madrid tinha de passar.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …