Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Parco Archeologico di Ercolano

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram.

Os esqueletos de 300 habitantes da cidade costeira de Herculano foram descobertos na década de 1980, amontoados com as suas joias na praia da cidade, mortos por uma maré de material vulcânico fervente enquanto esperavam para serem salvos.

Os historiadores sugeriram que os indivíduos estavam perto de serem resgatados por uma missão encomendada por Plínio, que era o comandante da frota naval local.

Agora, de acordo com o jornal britânico The Times, Francesco Sirano, diretor do sítio arqueológico de Herculano, disse que pode ter uma prova definitiva disso. O barco carbonizado encontrado em Herculano pode provar que a missão de resgate de Plínio estava perto de salvar a população da maré de material vulcânico fervente.

“As armas ornamentadas e a mochila encontrada com um dos esqueletos, conhecido como nº 26, sugerem que fazia parte da missão condenada enviada por Plínio, e é por isso que os moradores locais parecem estar a enfileirar-se calmamente para embarcar”, afirmou.

Herculano foi enterrada sob 20 metros de material vulcânico que endureceu em rocha, permitindo a preservação da madeira, embora carbonizada, ao contrário da sua vizinha mais famosa, Pompeia.

Quando a erupção foi detetada por Plínio, em Miseno, do outro lado da baía de Nápoles, “ordenou que as galés fossem postas no mar”, escreveu o seu sobrinho, Plínio, o Jovem.

Plínio, o Velho, embarcou num navio, enfrentando rocha escaldante que se espatifou no convés e disse ao seu capitão: “A fortuna favorece os bravos” antes de morrer, possivelmente de um ataque cardíaco, após chegar à cidade de Stabiae.

Na praia de Herculano, que agora fica a 500 metros para o interior, os restos de um barco a remo de nove metros que se pensava ser militar sugerem que os navios de Plínio também chegaram lá.

Perto do barco estava o esqueleto nº 26, um homem com idade entre 40 e 45 anos, com boa saúde, que foi atirado de cara na areia pela força da erupção. Considerado um soldado regular por causa da sua espada e adaga, Sirano afirma agora que as últimas investigações mostraram que provavelmente pertencia à elite da Guarda Pretoriana.

“Testes mostram que a bainha da espada e o cinto estavam gravados em prata com ouro – altamente incomum para um soldado regular – enquanto as formas ovais na fivela do cinto representam os escudos ovais usados ​​pela Guarda Pretoriana na época”, disse.

As moedas que possuía – 12 denários de prata e dois denários de ouro – eram iguais ao salário mensal pago aos Guardas.

“Não havia bases de guarda no continente, mas havia uma em Capri, sugerindo que navegou de lá por ordem de Plínio”, continuou Sirano.

Na mochila, o homem também tinha um conjunto de ferramentas normalmente usadas por carpinteiros navais experientes. “A Guarda teria pessoas com essas habilidades”.

Com mais escavações planeadas no local da praia, é possível que surjam mais provas da missão de Plínio.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …