Desde o telefone wireless ao seu sofá, alguns ajustes na disposição da casa podem resultar numa conectividade notavelmente melhor.
Problemas de conectividade de Wi-Fi são um incómodo muito comum e muitas vezes apontamos o dedo ao desempenho do router. No entanto, há sete objetos comuns na sua casa que também podem ser culpados por perturbar o sinal Wi-Fi.
Eis uma lista de sete desses objetos presentes na sua residência, elaborada pelo IFL Science, que explica como estes podem afetar a sua conectividade:
Tanques de água
Quer seja um aquário ou um dispensador de água, grandes recipientes de água perto do seu router podem absorver frequências de rádio, enfraquecendo o seu sinal Wi-Fi.
Este efeito não se limita apenas aos espaços interiores; a chuva também pode impedir sinais exteriores, absorvendo-os parcialmente.
Objetos metálicos e espelhos
Se o seu router estiver perto de um objeto metálico ou de um espelho grande, os sinais podem ser desviados ou refletidos nessas superfícies, criando “zonas mortas” onde os dispositivos “lutam” por uma conexão, mesmo que estejam por perto.
Microondas
Parece mentira, mas aquecer comida num microondas pode levar a uma perda temporária de conexão Wi-Fi.
A falha acontece porque os microondas operam na mesma frequência de 2,4 GHz que a maioria dos routers Wi-Fi e podem por isso provocar interrupções quando usados em simultâneo.
Grandes objetos físicos
Itens como sofás ou estantes podem atuar como barreiras, obstruindo os sinais do router.
As ondas de rádio Wi-Fi são mais curtas em comparação com as ondas usadas na transmissão de rádio tradicional, tornando-as mais suscetíveis à perda de força ao encontrar obstáculos.
Telefones Sem Fio
Os telefones fixos sem fio, muitas vezes colocados perto do router, podem interferir nos sinais Wi-Fi, uma vez que que muitas vezes operam em frequências semelhantes aos routers.
Manter os dois dispositivos separados pode evitar conexões lentas.
Dispositivos Bluetooth
Auscultadores ou colunas sem fio também podem interferir no seu Wi-Fi, especialmente quando colocados perto do router.
Quanto mais próximos estes dispositivos estiverem do aparelho, maior será o impacto na força do sinal.
Outros Dispositivos Eletrónicos
Ironicamente, a compatibilidade de um router com outros dispositivos eletrónicos pode ser a sua ruína.
Itens como monitores de bebé e luzes fluorescentes podem emitir frequências que entram em conflito com os sinais Wi-Fi, reduzindo a qualidade da sua conexão.
Em suma, alcançar um sinal Wi-Fi forte não é apenas uma questão de ter um bom router; também envolve ter consciência da sua localização em relação a outros objetos da casa. eliminando a necessidade de soluções improvisadas como chapéus de folha de alumínio.
Quero seguir em frente de boa vontade, ok