“Mensagem Numa Garrafa” é a iniciativa que vai enviar nomes humanos para Júpiter nas missões Europa Clipper, que vão estudar a segunda lua mais próxima do planeta.
Se sempre quis deixar a sua marca algures no vasto Universo, chegou a sua oportunidade.
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) está a pedir ao público para submeter o seu nome, de modo a enviá-lo para Júpiter em outubro de 2024.
Todos os nomes dos humanos que queiram fazer parte da iniciativa “Message In A Bottle” (Mensagem Numa Garrafa) serão gravados num chip que será embutido na nave espacial, juntamente com uma ‘ode’ à lua Europa, a segunda mais próxima do gigante gasoso e alvo de estudo do projeto de lançamento das missões Europa Clipper.
Pode ler o “Elogio do Mistério: Um Poema para Europa”, de Ada Limón — que será o seu parceiro nesta única viagem — e inscrever o seu nome aqui.
“‘Mensagem Numa Garrafa é a convergência perfeita da ciência, arte e tecnologia, e estamos entusiasmados por partilhar com o mundo a oportunidade de fazer parte da viagem do Europa Clipper”, afirmou, em comunicado da NASA, a administradora da Diretoria de Missões Científicas da agência espacial, Nicola Fox.
O objetivo da iniciativa é promover a ligação humana às estrelas e inspirar-nos, de acordo com a diretora do Laboratório de Propulsão a Jato do sudoeste da Califórnia, Laurie Leshin.
“Inspiração foi o que alimentou as pessoas que desenvolveram esta missão e que criaram a maior nave espacial que a NASA jamais enviou para explorar o Sistema Solar”, afirmou, sublinhando que é a inspiração que “está a voar com todos os nomes que viajarão até ao Europa.”
Em 2030, segundo o IFL Science, a nave chegará ao gigante gasoso, onde vai ajudar a revelar detalhes sobre a lua.