Quer chegar aos 100 anos? Concentre-se neste detalhe

Cada vez vivemos mais tempo, mas chegar aos três dígitos… não é para todos, mas um estudo publicado esta terça-feira traz boas notícias especialmente para as mulheres.

As mulheres que mantêm o seu peso estável após os 60 anos têm maior probabilidade de alcançar uma “longevidade excecional” e viver até aos 100 anos, sugere a nova investigação publicada no Medical News. realizado por investigadores da Universidade da Califórnia.

Aquelas cujo peso não mudou tinham entre 1,2 a duas vezes mais probabilidade de alcançar as idades de 90, 95 e 100 anos, em comparação com as que perderam 5% ou mais do seu peso corporal, segundo o The Independent.

“Se mulheres em processo de envelhecimento perceberem que estão a perder peso sem estarem a tentar perder peso, isso pode ser um sinal de alerta de problemas de saúde e um sinal de menor longevidade“, disse o professor associado na universidade Aladdin Shadyab.

Manter o peso é melhor que o perder

Os investigadores examinaram dados de mais de 54 mil participantes para investigar as causas de doenças crónicas em mulheres após a menopausa.

Pessoas com excesso de peso ou obesidade têm maior risco de desenvolver condições como diabetes tipo 2, doença coronária, AVC e alguns tipos de cancro.

A investigação descobriu que 56% das mulheres sobreviveram até aos 90 anos ou mais. No entanto, perder 5% do peso durante um período de três anos, em comparação com manter o peso estável, estava ligado a menores probabilidades de longevidade excecional.

O padrão de resultados foi semelhante entre mulheres com peso normal, com excesso de peso e obesas, quando analisaram esses grupos separadamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.