Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Giuseppe Sciuti / Wikimedia

“A Batalha de Hímera” (1873), de Giuseppe Sciuti.

Cientistas descobriram – com mais precisão – quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses.

Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que lutaram nas Batalhas de Hímera, naquilo que é hoje a Sicília.

A batalha decorreu em 480 a.C. e opôs as forças invasoras cartaginesas contra os gregos locais. Os helénicos saíram por cima, mas num segundo ataque, já em 409 a.C., os invasores levaram a melhor e Hímera caiu.

Segundo o portal Archaeology, os historiadores gregos Heródoto e Diodoro Sículo escreveram que os soldados de Hímera foram bem-sucedidos na primeira batalha porque foram ajudados por aliados gregos.

A composição química dos dentes dos soldados indica que cerca de um terço dos que lutaram na primeira batalha eram locais, em comparação com três quartos do exército na segunda batalha.

A descoberta corrobora aquilo que foi sugerido pelos historiadores gregos, realçam os investigadores num comunicado citado pela ScienceDaily.

No entanto, as evidências também mostram que, ao contrário dos relatos escritos, muitos forasteiros não eram aliados gregos, mas mercenários contratados de outros territórios.

Isto mostra que os antigos historiadores podem ter sofrido um viés que os levou a subestimar intencionalmente o papel dos mercenários estrangeiros nas Batalhas de Hímera. Esta terá sido uma tentativa de manter uma narrativa nacionalista, evitando dar valor à ajuda oferecida pelos mercenários estrangeiros contratados para combater.

“Aqui, pudemos usar isótopos para corroborar historiadores antigos, ao mesmo tempo que desafiamos essas fontes ao encontrar evidências de mercenários e soldados potencialmente estrangeiros de origens geográficas muito diversas. Este estudo também é importante para estudos futuros de migração no Mediterrâneo, expandindo a rede de valores isotópicos comparativos”, escreveram os autores.

O estudo foi publicado este mês na revista científica PLOS One.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. DRAGÕES: FC do Porto não conseguiu chegar às finais da CHAMPIONS, contudo, seu Estádio servirá de palco para premiados clubes ingleses. Portugal verá em sua arena nomes famosos de futebolistas portugueses, que atuam na Inglaterra. Verdadeiros craques. Assim pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  2. Onde se lê helveticos deve ler-se helénicos, já que os helveticos são os suíços e a confederação helvetica é muito posterior. Helénicos são os gregos. De resto bom artigo.

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …