Queixas: internet e construção foram os sectores que subiram mais em 2021

Ao longo do ano passado, no global, a categoria que originou mais reclamações no Portal da Queixa foi correio, transporte e logística.

Internet, sites e negócios: este foi o sector que viu o número de queixas subir mais ao longo de 2021, de acordo com os números oficiais do Portal da Queixa.

O volume do comércio online cresceu muito em Portugal, por causa da pandemia, mas assim também as queixas passaram a ser mais: crescimento de 46% em relação a 2020. Dentro deste sector, a subcategoria que originou mais queixas foi Marketplaces Internacionais, com 34% do total. Houve um aumento de 7% de queixas relacionadas com redes sociais, fóruns e blogues – sobretudo por causa de dificuldades no acesso a contas no Facebook e no Instagram.

Outra subida relevante, de 41%, ocorreu na categoria construção, indústria e manufactura. A maior subida (26%) está relacionada com a compra de ferramentas e materiais de construção. Entregas de encomendas e mau atendimento foram dois dos problemas mencionados mais vezes.

Seguiu-se a secção desporto, ginásios e clubes, com um aumento de 37% de queixas em relação ao ano anterior. Neste caso, registou-se uma grande subida no número de reclamações relacionadas com compra de equipamentos desportivos, sobretudo com a entrega de encomendas.

O quarto sector que subiu mais no número de queixas foi o de mobiliário, decoração e eletrodomésticos (24%). A subcategoria que registou maior subida de queixas, dentro deste sector, foi em mobiliário e decoração – grande retalho, com um aumento de 35%. Em causa, novamente, a entrega de encomendas e ainda a assistência técnica.

A fechar o top-5 aparece cultura, lazer e diversão, que registou uma subida de 19% no número de queixas ao longo do ano. Os casinos e as casas de apostas são os maiores responsáveis por esta subida, essencialmente devido a diversos casos de dificuldade no momento de levantar dinheiro das plataformas em causa.

Esta análise, finaliza o Portal da Queixa, permite confirmar que é essencial melhorar o serviço pós-venda, em Portugal.

No global, o sector que foi o “alvo” de mais reclamações em 2021 foi o de correio, transporte e logística. Seguiram-se os serviços e administração pública, com as comunicações, TV e media a fecharem o pódio.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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