Quase 1,9 milhões de desempregados espanhóis sem subsídio

marcp_dmoz / Flickr

Puerta del Sol, Madrid

Puerta del Sol, Madrid

Quase 1,9 milhões de desempregados espanhóis, quatro em cada 10, estavam no final de julho sem receber subsídio de desemprego, segundo dados oficiais do Ministério do Emprego e Segurança Social.

Só na primeira metade do ano mais 225 mil pessoas esgotaram o seu subsídio de desempregado, elevando para 1.895.145 o número total de desempregados sem subsídio, num universo de 4.419.860 inscritos nos centros de emprego.

Em média ficam sem subsídio de desemprego cerca de 1.200 pessoas por dia, valor idêntico ao dos últimos anos: em 2013 ficaram sem subsídio 477 mil pessoas e no ano anterior 487 mil.

Quem esgota o subsídio de desemprego em Espanha tem direito a um subsídio assistencial de cerca de 400 euros por um período máximo de 18 meses no caso de trabalhadores com pessoas a cargo.

O total de desempregado sem subsídio era, no final de julho, o triplo do valor que se verificava há sete anos, quando num universo de 1,97 milhões de desempregados havia 559 mil sem subsídio.

A queda no número de desempregados levou a que o gasto total em subsídios de desemprego tenha caído, este ano, abaixo dos 2.000 milhões de euros (1.989 milhões de euros) pela primeira vez desde 2008.

Face ao ano passado o Governo gasta menos 500 milhões de euros em subsídios de desemprego.

Nos primeiros anos da crise cerca de três quartos dos desempregados recebia um subsidio de desemprego, valor que foi caindo progressivamente com o Governo a gastar mais em subsídios de assistência (1.172 milhões de euros) do que em subsídios de desemprego (1.091 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …