Quanto tempo o cérebro precisa para criar memórias?

Pimthida / Flickr

-

O seu cérebro vai memorizar este momento mais rapidamente do que imagina. Cientistas argentinos descobriram que os conhecidos “neurónios de conceito” demoram em média apenas 300 milésimos de segundo para formar uma lembrança. 

De acordo com informações do site G1, o estudo foi publicado na revista científica Current Biology e os resultados foram obtidos através de tentativas dos cientistas de medir a atividade neurológica de alguns pacientes que fariam cirurgias para curar a epilepsia.

“A formação da memória envolve uma associação de conceitos. Por exemplo, ‘lembro de me ter encontrado com um amigo quando fui ao cinema’ implica dois conceitos: ‘um amigo’ e ‘fui ao cinema’, que se associam para formar uma nova memória que é a de ter encontrado um amigo no cinema”, explica o diretor do Centro de Neurociência Sistémica da Universidade de Leicester na Grã-Bretanha, Quian Quiroga, um dos responsáveis pelo estudo.

“Já há algum tempo demonstrámos que há neurónios no cérebro que codificam conceitos. O cérebro usa esses neurónios para formar memória, e têm um tempo de disparo”, disse o investigador. Esta ligação de conceitos – desde o momento em que vemos a pessoa até o estímulo sensorial chegar ao cérebro – leva apenas 300 milissegundos para ser concluído.

No entanto, os investigadores ainda não sabem ao certo onde é que as memórias ficam armazenadas no cérebro. Ainda falta um longo caminho para que os cientistas encontrem uma cura para doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo.

Muitos dos mecanismos que pertencem à formação de novas lembranças ainda são uma incógnita, mas ao que tudo indica a ciência está no caminho certo.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …