Quanto tempo o cérebro precisa para criar memórias?

Pimthida / Flickr

-

O seu cérebro vai memorizar este momento mais rapidamente do que imagina. Cientistas argentinos descobriram que os conhecidos “neurónios de conceito” demoram em média apenas 300 milésimos de segundo para formar uma lembrança. 

De acordo com informações do site G1, o estudo foi publicado na revista científica Current Biology e os resultados foram obtidos através de tentativas dos cientistas de medir a atividade neurológica de alguns pacientes que fariam cirurgias para curar a epilepsia.

“A formação da memória envolve uma associação de conceitos. Por exemplo, ‘lembro de me ter encontrado com um amigo quando fui ao cinema’ implica dois conceitos: ‘um amigo’ e ‘fui ao cinema’, que se associam para formar uma nova memória que é a de ter encontrado um amigo no cinema”, explica o diretor do Centro de Neurociência Sistémica da Universidade de Leicester na Grã-Bretanha, Quian Quiroga, um dos responsáveis pelo estudo.

“Já há algum tempo demonstrámos que há neurónios no cérebro que codificam conceitos. O cérebro usa esses neurónios para formar memória, e têm um tempo de disparo”, disse o investigador. Esta ligação de conceitos – desde o momento em que vemos a pessoa até o estímulo sensorial chegar ao cérebro – leva apenas 300 milissegundos para ser concluído.

No entanto, os investigadores ainda não sabem ao certo onde é que as memórias ficam armazenadas no cérebro. Ainda falta um longo caminho para que os cientistas encontrem uma cura para doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo.

Muitos dos mecanismos que pertencem à formação de novas lembranças ainda são uma incógnita, mas ao que tudo indica a ciência está no caminho certo.

Adriano Padilha, ZAP

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …