Quanto tempo o cérebro precisa para criar memórias?

Pimthida / Flickr

-

O seu cérebro vai memorizar este momento mais rapidamente do que imagina. Cientistas argentinos descobriram que os conhecidos “neurónios de conceito” demoram em média apenas 300 milésimos de segundo para formar uma lembrança. 

De acordo com informações do site G1, o estudo foi publicado na revista científica Current Biology e os resultados foram obtidos através de tentativas dos cientistas de medir a atividade neurológica de alguns pacientes que fariam cirurgias para curar a epilepsia.

“A formação da memória envolve uma associação de conceitos. Por exemplo, ‘lembro de me ter encontrado com um amigo quando fui ao cinema’ implica dois conceitos: ‘um amigo’ e ‘fui ao cinema’, que se associam para formar uma nova memória que é a de ter encontrado um amigo no cinema”, explica o diretor do Centro de Neurociência Sistémica da Universidade de Leicester na Grã-Bretanha, Quian Quiroga, um dos responsáveis pelo estudo.

“Já há algum tempo demonstrámos que há neurónios no cérebro que codificam conceitos. O cérebro usa esses neurónios para formar memória, e têm um tempo de disparo”, disse o investigador. Esta ligação de conceitos – desde o momento em que vemos a pessoa até o estímulo sensorial chegar ao cérebro – leva apenas 300 milissegundos para ser concluído.

No entanto, os investigadores ainda não sabem ao certo onde é que as memórias ficam armazenadas no cérebro. Ainda falta um longo caminho para que os cientistas encontrem uma cura para doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo.

Muitos dos mecanismos que pertencem à formação de novas lembranças ainda são uma incógnita, mas ao que tudo indica a ciência está no caminho certo.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …