Estudo mostra que quanto mais rosado é um flamingo, mais violento é

O estudo da Universidade de Exeter e do WWT Slimbridge Wetland Centre, ambos no Reino Unido, constatou que o rosa das penas é um bom indicador de quão agressivo é um flamingo quando se está a alimentar, bem como um sinal de boa saúde ou que está pronto para procriar.

De acordo com o site IFLScience, os cientistas observaram o comportamento de flamingos menores em cativeiro em diferentes situações de alimentação, variando de pequenos espaços interiores a grandes espaços no exterior, com ou sem piscina.

A equipa descobriu que os flamingos com muito espaço na piscina exterior passavam o dobro do tempo a procurar comida e metade do tempo a exibir comportamentos agressivos, em comparação com os pássaros que competiam no interior.

Curiosamente, as suas observações também revelaram que, quando a corrida pela comida ‘azedava’, os pássaros com maior probabilidade de recorrer à violência eram os flamingos mais rosados, independentemente de serem machos ou fêmeas.

“A cor desempenha um papel importante neste aspeto. Esta vem dos carotenoides presentes nos alimentos que, para os flamingos mais pequenos, são, principalmente, as algas que filtram da água”, explica Paul Rose, investigador da universidade britânica e um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Ethology.

“Um flamingo saudável que é um alimentador eficiente – característica demonstrada pelas suas penas coloridas – terá mais tempo e energia para ser agressivo e dominante quando se está a alimentar. Quando os pássaros precisam de se reunir para chegar à comida, eles desentendem-se mais e, portanto, gastam menos tempo a alimentar-se”, diz ainda.

Os flamingos mais pequenos não têm época de reprodução e só se reproduzem quando estão em forma o suficiente para o fazer. Esta saúde é indicada pela cor das penas, que são mais rosadas, e, pelo contrário, mais pálidas quando estão mal. A indicação de que um pássaro está pronto para se reproduzir é descrita como um “rubor rosa” na sua plumagem, que desaparece quando o pássaro tem crias ou quando passa o seu período reprodutivo.

As conclusões do estudo mostram que as aves em cativeiro devem ser alimentadas no maior espaço possível, pois as condições apertadas criam uma maior probabilidade de resultar em lutas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …