Estudo mostra que quanto mais rosado é um flamingo, mais violento é

O estudo da Universidade de Exeter e do WWT Slimbridge Wetland Centre, ambos no Reino Unido, constatou que o rosa das penas é um bom indicador de quão agressivo é um flamingo quando se está a alimentar, bem como um sinal de boa saúde ou que está pronto para procriar.

De acordo com o site IFLScience, os cientistas observaram o comportamento de flamingos menores em cativeiro em diferentes situações de alimentação, variando de pequenos espaços interiores a grandes espaços no exterior, com ou sem piscina.

A equipa descobriu que os flamingos com muito espaço na piscina exterior passavam o dobro do tempo a procurar comida e metade do tempo a exibir comportamentos agressivos, em comparação com os pássaros que competiam no interior.

Curiosamente, as suas observações também revelaram que, quando a corrida pela comida ‘azedava’, os pássaros com maior probabilidade de recorrer à violência eram os flamingos mais rosados, independentemente de serem machos ou fêmeas.

“A cor desempenha um papel importante neste aspeto. Esta vem dos carotenoides presentes nos alimentos que, para os flamingos mais pequenos, são, principalmente, as algas que filtram da água”, explica Paul Rose, investigador da universidade britânica e um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Ethology.

“Um flamingo saudável que é um alimentador eficiente – característica demonstrada pelas suas penas coloridas – terá mais tempo e energia para ser agressivo e dominante quando se está a alimentar. Quando os pássaros precisam de se reunir para chegar à comida, eles desentendem-se mais e, portanto, gastam menos tempo a alimentar-se”, diz ainda.

Os flamingos mais pequenos não têm época de reprodução e só se reproduzem quando estão em forma o suficiente para o fazer. Esta saúde é indicada pela cor das penas, que são mais rosadas, e, pelo contrário, mais pálidas quando estão mal. A indicação de que um pássaro está pronto para se reproduzir é descrita como um “rubor rosa” na sua plumagem, que desaparece quando o pássaro tem crias ou quando passa o seu período reprodutivo.

As conclusões do estudo mostram que as aves em cativeiro devem ser alimentadas no maior espaço possível, pois as condições apertadas criam uma maior probabilidade de resultar em lutas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …