/

Estudo mostra que quanto mais rosado é um flamingo, mais violento é

O estudo da Universidade de Exeter e do WWT Slimbridge Wetland Centre, ambos no Reino Unido, constatou que o rosa das penas é um bom indicador de quão agressivo é um flamingo quando se está a alimentar, bem como um sinal de boa saúde ou que está pronto para procriar.

De acordo com o site IFLScience, os cientistas observaram o comportamento de flamingos menores em cativeiro em diferentes situações de alimentação, variando de pequenos espaços interiores a grandes espaços no exterior, com ou sem piscina.

A equipa descobriu que os flamingos com muito espaço na piscina exterior passavam o dobro do tempo a procurar comida e metade do tempo a exibir comportamentos agressivos, em comparação com os pássaros que competiam no interior.

Curiosamente, as suas observações também revelaram que, quando a corrida pela comida ‘azedava’, os pássaros com maior probabilidade de recorrer à violência eram os flamingos mais rosados, independentemente de serem machos ou fêmeas.

“A cor desempenha um papel importante neste aspeto. Esta vem dos carotenoides presentes nos alimentos que, para os flamingos mais pequenos, são, principalmente, as algas que filtram da água”, explica Paul Rose, investigador da universidade britânica e um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Ethology.

“Um flamingo saudável que é um alimentador eficiente – característica demonstrada pelas suas penas coloridas – terá mais tempo e energia para ser agressivo e dominante quando se está a alimentar. Quando os pássaros precisam de se reunir para chegar à comida, eles desentendem-se mais e, portanto, gastam menos tempo a alimentar-se”, diz ainda.

Os flamingos mais pequenos não têm época de reprodução e só se reproduzem quando estão em forma o suficiente para o fazer. Esta saúde é indicada pela cor das penas, que são mais rosadas, e, pelo contrário, mais pálidas quando estão mal. A indicação de que um pássaro está pronto para se reproduzir é descrita como um “rubor rosa” na sua plumagem, que desaparece quando o pássaro tem crias ou quando passa o seu período reprodutivo.

As conclusões do estudo mostram que as aves em cativeiro devem ser alimentadas no maior espaço possível, pois as condições apertadas criam uma maior probabilidade de resultar em lutas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.