Quanto custa uma oração depois de um desastre? Os economistas calcularam

Uma resposta comum em momentos trágicos nos Estados Unidos – desde desastres naturais a tiroteios – é oferecer “pensamentos e orações”.

Os críticos argumentam que estes gestos não têm sentido e podem obstruir as reformas estruturais destinadas a mitigar as catástrofes. Um estudo realizado pela Universidade de Wyoming mostrou que a expressão “rezamos por ti” tem valor para as pessoas que dependem das suas crenças, assim como do status de quem reza.

Mas um inquérito realizado durante o estudo, liderado pela economista norte-americana Linda Thunström, confirma que as orações podem mesmo ter um efeito negativo. Os economistas entrevistaram 436 residentes na Carolina do Norte, estado mais afetado pelo furacão Florence no ano passado.

Os investigadores deram cinco dólares aos inquiridos e perguntaram-lhes quanto pagariam – e se pagariam – a um desconhecido para rezar por eles num momento difícil. As respostas divergiram – e muito.

O pensamento de um cristão custaria 3,27 dólares. Já uma oração 4,36 dólares. Se fosse uma oração de um padre, custaria 7,17 dólares. Por outro lado, as pessoas ateias ou agnósticas estavam dispostas a pagar 1,66 dólares para que um padre não rezasse por eles. Este preço duplicava se fosse um cristão comum a não rezar.

As figuras públicas enfrentam grandes críticas pela sua linguagem em torno das tragédias. “Isto reflete o clima político em que estamos”, disse Thunström ao jornal britânico The Guardian. “Algumas destes pessoas podem sentir que escutar a frase ‘pensamentos e orações’ a toda a hora, talvez, lhe provoque algo”.

“Este trabalho ajuda a entender o debate acalorado contemporâneo sobre tais gestos”, acrescentou. “O que os nossos resultados mostram é que [os gestos] têm um valor real para algumas pessoas, mas não para outras. Os gestos precisam de ser mais direcionados. Se se estiver a conversar com uma população que é mais dominada por não crentes, talvez não queira sugerir um dia nacional de oração.”

O estudo foi publicado este mês na revista especializada Proceedings of the National Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …