Quanto custa uma oração depois de um desastre? Os economistas calcularam

Uma resposta comum em momentos trágicos nos Estados Unidos – desde desastres naturais a tiroteios – é oferecer “pensamentos e orações”.

Os críticos argumentam que estes gestos não têm sentido e podem obstruir as reformas estruturais destinadas a mitigar as catástrofes. Um estudo realizado pela Universidade de Wyoming mostrou que a expressão “rezamos por ti” tem valor para as pessoas que dependem das suas crenças, assim como do status de quem reza.

Mas um inquérito realizado durante o estudo, liderado pela economista norte-americana Linda Thunström, confirma que as orações podem mesmo ter um efeito negativo. Os economistas entrevistaram 436 residentes na Carolina do Norte, estado mais afetado pelo furacão Florence no ano passado.

Os investigadores deram cinco dólares aos inquiridos e perguntaram-lhes quanto pagariam – e se pagariam – a um desconhecido para rezar por eles num momento difícil. As respostas divergiram – e muito.

O pensamento de um cristão custaria 3,27 dólares. Já uma oração 4,36 dólares. Se fosse uma oração de um padre, custaria 7,17 dólares. Por outro lado, as pessoas ateias ou agnósticas estavam dispostas a pagar 1,66 dólares para que um padre não rezasse por eles. Este preço duplicava se fosse um cristão comum a não rezar.

As figuras públicas enfrentam grandes críticas pela sua linguagem em torno das tragédias. “Isto reflete o clima político em que estamos”, disse Thunström ao jornal britânico The Guardian. “Algumas destes pessoas podem sentir que escutar a frase ‘pensamentos e orações’ a toda a hora, talvez, lhe provoque algo”.

“Este trabalho ajuda a entender o debate acalorado contemporâneo sobre tais gestos”, acrescentou. “O que os nossos resultados mostram é que [os gestos] têm um valor real para algumas pessoas, mas não para outras. Os gestos precisam de ser mais direcionados. Se se estiver a conversar com uma população que é mais dominada por não crentes, talvez não queira sugerir um dia nacional de oração.”

O estudo foi publicado este mês na revista especializada Proceedings of the National Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …