Quanto custa uma oração depois de um desastre? Os economistas calcularam

Uma resposta comum em momentos trágicos nos Estados Unidos – desde desastres naturais a tiroteios – é oferecer “pensamentos e orações”.

Os críticos argumentam que estes gestos não têm sentido e podem obstruir as reformas estruturais destinadas a mitigar as catástrofes. Um estudo realizado pela Universidade de Wyoming mostrou que a expressão “rezamos por ti” tem valor para as pessoas que dependem das suas crenças, assim como do status de quem reza.

Mas um inquérito realizado durante o estudo, liderado pela economista norte-americana Linda Thunström, confirma que as orações podem mesmo ter um efeito negativo. Os economistas entrevistaram 436 residentes na Carolina do Norte, estado mais afetado pelo furacão Florence no ano passado.

Os investigadores deram cinco dólares aos inquiridos e perguntaram-lhes quanto pagariam – e se pagariam – a um desconhecido para rezar por eles num momento difícil. As respostas divergiram – e muito.

O pensamento de um cristão custaria 3,27 dólares. Já uma oração 4,36 dólares. Se fosse uma oração de um padre, custaria 7,17 dólares. Por outro lado, as pessoas ateias ou agnósticas estavam dispostas a pagar 1,66 dólares para que um padre não rezasse por eles. Este preço duplicava se fosse um cristão comum a não rezar.

As figuras públicas enfrentam grandes críticas pela sua linguagem em torno das tragédias. “Isto reflete o clima político em que estamos”, disse Thunström ao jornal britânico The Guardian. “Algumas destes pessoas podem sentir que escutar a frase ‘pensamentos e orações’ a toda a hora, talvez, lhe provoque algo”.

“Este trabalho ajuda a entender o debate acalorado contemporâneo sobre tais gestos”, acrescentou. “O que os nossos resultados mostram é que [os gestos] têm um valor real para algumas pessoas, mas não para outras. Os gestos precisam de ser mais direcionados. Se se estiver a conversar com uma população que é mais dominada por não crentes, talvez não queira sugerir um dia nacional de oração.”

O estudo foi publicado este mês na revista especializada Proceedings of the National Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …