/

Poluição do ar associada ao aumento do risco de Alzheimer

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia descobriu uma ligação entre a poluição do ar, relacionada com o tráfego, e um risco do aumento de demência relacionada com a idade.

Pamela Lein, autora principal do estudo publicado na Environmental Health Perspectives, referiu que as descobertas ressaltam a necessidade urgente de identificar os fatores que contribuem para o início e progressão da doença de Alzheimer, de modo a desenvolver medidas preventivas eficazes para reduzir a doença.

Durante a pesquisa, os especialistas montaram um viveiro, perto de um túnel de tráfego no norte da Califórnia, onde instalaram ratos. Desta forma, a experiência conseguiu aproximar-se ao máximo da realidade que os humanos vivem diariamente, ao enfrentarem altos níveis de poluição.

“É importante perceber se morar perto de locais com muito tráfego representa um risco significativo para o cérebro humano à medida que envelhece”, explicou Pamela Lein.

Os investigadores expuseram os ratos a estas condições durante cerca de 14 meses. Os animais foram divididos em dois grupos: ratos selvagens e outros que apresentam genes de risco para a doença de Alzheimer – que também são relevantes para os humanos.

“Vimos que a poluição do ar relacionada com o tráfego acelerou as características da doença de Alzheimer, não apenas nos animais que expressam o gene de risco, mas também nos ratos selvagens”, sublinhou a autora.

Segundo Lein, a equipa não previa estes resultados. “A grande e empolgante descoberta é que a poluição do ar relacionada com o tráfego é um fator de risco para o Alzheimer de início tardio. Isto é importante porque a poluição está em todo o lado e pode explicar o aumento do número de pessoas afetadas pela doença”.

Para já, escreve o Eurekalert, a equipa ainda não conseguiu clarificar qual é o componente da poluição que produz estes efeitos no cérebro. Por isso, “o próximo conjunto de estudos é para tentar perceber quais são os componentes específicos da poluição do ar que impulsionam os traços da doença de Alzheimer”, frisou Lein.

O estudo mostra que a poluição do ar relacionada com o tráfego pode causar um golpe duplo, pois diminui o tempo de início das características do Alzheimer e acelera a progressão da doença.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.