//

Um robô pintou um quadro. Diziam que era feio, mas valeu 380 mil euros em leilão

Christie's

O Retrato de Edmond Belamy, quadro a pixels em ecrã por IA anónima

“The Portrait of Edmond Belamy”, um quadro pintado através de um algoritmo por uma sistema de inteligência artificial, foi vendido por 380 mil euros, ultrapassando o seu valor estimado de 8 mil euros.

A criação da pintura foi supervisionada pela associação de arte Obvious, mas a pintura em si foi produzida inteiramente por um programa de inteligência artificial. A pintura estava estimada entre os valores 6 mil e os 8 mil euros, de acordo com o catálogo online do site da Christie’s.

A obra de arte apresenta uma pessoa fictícia chamada Edmond de Belamy, descrita como um “cavalheiro corpulento, possivelmente francês e – a julgar pelo seu casaco preto e colarinho branco liso – um homem da igreja”. A maioria dos críticos consideraram que o retrato desfocado da personagem não era “propriamente bonito”.

O cofundador da Obvious, Hugo Caselles-Dupré, disse que a inteligência artificial foi alimentada com um conjunto de dados de 15 mil retratos pintados entre os séculos XIV e XX. A inteligência artificial possui um “Gerador” que cria uma nova imagem e um “Discriminador” que tenta dizer quais imagens foram feitas pelo homem ou pelo algoritmo.

De acordo com a BBC, “o sistema de inteligência artificial compara os seus próprios retratos com os feitos por humanos e continua a trabalhar neles até que seja incapaz de distinguir os dois”.

Por outras palavras, o objetivo por trás da criação de Edmond de Belamy foi criar a imagem de um rosto que, na verdade, não existe. É, explica o Observer, uma aproximação ou um conjunto de centenas de milhares de rostos humanos reais.

O retrato de Edmond de Belamy é a primeira peça da arte feita por inteligência artificial a ser vendida numa grande casa de leilões.

Esta não foi a primeira vez que o mundo da tecnologia misturou a inteligência artificial e a arte. No início deste ano, recorda o USA Today, a app Arts and Culture, da Google, tornou-se viral após ser divulgada uma atualização que permitia que os utilizadores tirassem um fotografia, que seria combinada com uma obra de arte famosa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.