Um robô pintou um quadro. Diziam que era feio, mas valeu 380 mil euros em leilão

Christie's

O Retrato de Edmond Belamy, quadro a pixels em ecrã por IA anónima

“The Portrait of Edmond Belamy”, um quadro pintado através de um algoritmo por uma sistema de inteligência artificial, foi vendido por 380 mil euros, ultrapassando o seu valor estimado de 8 mil euros.

A criação da pintura foi supervisionada pela associação de arte Obvious, mas a pintura em si foi produzida inteiramente por um programa de inteligência artificial. A pintura estava estimada entre os valores 6 mil e os 8 mil euros, de acordo com o catálogo online do site da Christie’s.

A obra de arte apresenta uma pessoa fictícia chamada Edmond de Belamy, descrita como um “cavalheiro corpulento, possivelmente francês e – a julgar pelo seu casaco preto e colarinho branco liso – um homem da igreja”. A maioria dos críticos consideraram que o retrato desfocado da personagem não era “propriamente bonito”.

O cofundador da Obvious, Hugo Caselles-Dupré, disse que a inteligência artificial foi alimentada com um conjunto de dados de 15 mil retratos pintados entre os séculos XIV e XX. A inteligência artificial possui um “Gerador” que cria uma nova imagem e um “Discriminador” que tenta dizer quais imagens foram feitas pelo homem ou pelo algoritmo.

De acordo com a BBC, “o sistema de inteligência artificial compara os seus próprios retratos com os feitos por humanos e continua a trabalhar neles até que seja incapaz de distinguir os dois”.

Por outras palavras, o objetivo por trás da criação de Edmond de Belamy foi criar a imagem de um rosto que, na verdade, não existe. É, explica o Observer, uma aproximação ou um conjunto de centenas de milhares de rostos humanos reais.

O retrato de Edmond de Belamy é a primeira peça da arte feita por inteligência artificial a ser vendida numa grande casa de leilões.

Esta não foi a primeira vez que o mundo da tecnologia misturou a inteligência artificial e a arte. No início deste ano, recorda o USA Today, a app Arts and Culture, da Google, tornou-se viral após ser divulgada uma atualização que permitia que os utilizadores tirassem um fotografia, que seria combinada com uma obra de arte famosa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …