Quadro com musa e amante de Picasso vai a leilão por 47 milhões de euros

PassionatoAssai / Wikimedia

Pablo Picasso com Harold Gramatges e Alicia Alonso em França

Um quadro de Pablo Picasso de 1932, inspirado na sua musa e amante Marie-Thérèse, vai ser leiloado pela Christie’s em maio, com estimativa de 55 milhões de dólares (cerca de 47 milhões de euros), anunciou a leiloeira.

“Femme assise près d’une fenêtre (Marie-Thérèse)”, um óleo sobre tela com 146 por 114 centímetros, concluído a 30 de outubro de 1932, em Boisgeloup, onde o artista tinha um estúdio numa zona isolada, deverá ir à praça a 11 de maio, num leilão de arte do século XX.

A obra é uma das várias pinturas inspiradas na jovem Marie-Thérèse Walter, que retratou nesse ano, e, nesta tela, surge sentada numa cadeira perto de uma janela, num dos seus retratos considerados mais icónicos.

O quadro — que, segundo os especialistas, marca a entrada do artista plástico numa nova linguagem pictórica — foi visto pela última vez em exposições dedicadas ao seu “ano das maravilhas“, 1932, no Museu Picasso, em Paris e na Tate Modern, em Londres, entre 2017 e 2018.

Esse ano foi testemunha de uma extraordinária produtividade de Picasso (1881-1973), pelos quadros de larga escala, muito coloridos, inspirados em Marie-Thérèse, que deificou em anos anteriores, em séries com formas de perfil clássico, sentada ou reclinada.

Esses trabalhos incluem obras como “Le Rêve”, vendida em leilão, por 155 milhões de dólares (cerca de 131 milhões de euros), e “Nude, Green Leaves and Bust”, vendida por 106 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros). Alguns especialistas dizem que, nestas obras, o pintor espanhol, nascido em Málaga, terá atingido o topo da sua mestria artística.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …