Putin recusa reunir-se com Erdogan e Turquia não pede desculpas à Rússia

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, recusou reunir-se com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem da Conferência do Clima, em Paris.

“Não está planeado qualquer encontro com Erdogan. Não está a ser combinado qualquer encontro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta segunda-feira, em Moscovo.

Erdogan pediu um encontro a sós com Putin, numa altura em que os dois países atravessam uma crise diplomática suscitada pelo abate de um avião russo na zona de fronteira entre a Turquia e a Síria.

A Turquia anunciou a 24 de novembro que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria.

A Rússia nega qualquer violação do espaço aéreo turco, acusando a Turquia de proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigindo um pedido de desculpas formal por parte de Ancara, o que até ao momento não foi aceite pelo presidente turco.

O presidente russo deverá reunir-se por outro lado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à margem da cimeira do clima, segundo o porta-voz.

Turquia não pede desculpas

A Turquia, por sua vez, recusa pedir desculpas por ter abatido um avião russo na fronteira com a Síria e pede à Rússia que reconsidere as sanções económicas de retaliação adotadas.

“A proteção do nosso espaço aéreo é não só um direito como um dever do governo e nenhum primeiro-ministro ou presidente turco vai pedir desculpa por cumprir o seu dever”, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, na sede da NATO, onde se reuniu com o secretário-geral, Jens Stoltenberg.

“Esperamos que a Rússia reconsidere estas medidas no interesse de ambos”, acrescentou, referindo-se às sanções económicas que Moscovo impôs à Turquia em retaliação pelo abate do avião, na terça-feira passada.

O primeiro-ministro turco disse ainda que Ancara “está preparada” para “falar, dar mais informações e normalizar relações” com a Rússia.

O secretário-geral da NATO repetiu por seu lado o que já tinha afirmado no dia do incidente, apoiando o direito da Turquia em defender-se e apelando a um apaziguamento da tensão.

“Celebro todos os contactos entre Moscovo e Ancara. O importante é acalmar as tensões“, disse, frisando que o abate do avião foi um ato de “autodefesa” e pedindo à Rússia que assuma um “papel construtivo” concentrando-se no combate ao grupo extremista Estado Islâmico, “o inimigo comum”.

Horas antes da visita de Davutoglu ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, a presidência russa disse à imprensa ter recusado um pedido do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para um encontro a sós com o homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da Cimeira do Clima em Paris.

Turquia entrega a Moscovo corpo de piloto russo

O primeiro-ministro tinha anunciado no domingo que o corpo do piloto russo morto quando o seu avião foi abatido pela Turquia na semana passada será entregue a um representante de Moscovo após ter regressado da Síria.

“O piloto que perdeu a vida durante a violação aérea foi recebido por nós na fronteira [síria] na semana passada”, disse Ahmet Davutoglu em Istambul, antes de partir para o encontro com os líderes europeus em Bruxelas.

Davutoglu indicou que um representante russo iria deslocar-se “em breve” à região de Hatay, com um oficial do exército turco, para tomar posse do corpo.

A embaixada russa na Turquia disse à agência RIA Novosti que o corpo de Oleg Peshkov será transportado de Hatay para um aeródromo em Ancara, onde o esperará o embaixador.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …