Putin recusa reunir-se com Erdogan e Turquia não pede desculpas à Rússia

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, recusou reunir-se com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem da Conferência do Clima, em Paris.

“Não está planeado qualquer encontro com Erdogan. Não está a ser combinado qualquer encontro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta segunda-feira, em Moscovo.

Erdogan pediu um encontro a sós com Putin, numa altura em que os dois países atravessam uma crise diplomática suscitada pelo abate de um avião russo na zona de fronteira entre a Turquia e a Síria.

A Turquia anunciou a 24 de novembro que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria.

A Rússia nega qualquer violação do espaço aéreo turco, acusando a Turquia de proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigindo um pedido de desculpas formal por parte de Ancara, o que até ao momento não foi aceite pelo presidente turco.

O presidente russo deverá reunir-se por outro lado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à margem da cimeira do clima, segundo o porta-voz.

Turquia não pede desculpas

A Turquia, por sua vez, recusa pedir desculpas por ter abatido um avião russo na fronteira com a Síria e pede à Rússia que reconsidere as sanções económicas de retaliação adotadas.

“A proteção do nosso espaço aéreo é não só um direito como um dever do governo e nenhum primeiro-ministro ou presidente turco vai pedir desculpa por cumprir o seu dever”, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, na sede da NATO, onde se reuniu com o secretário-geral, Jens Stoltenberg.

“Esperamos que a Rússia reconsidere estas medidas no interesse de ambos”, acrescentou, referindo-se às sanções económicas que Moscovo impôs à Turquia em retaliação pelo abate do avião, na terça-feira passada.

O primeiro-ministro turco disse ainda que Ancara “está preparada” para “falar, dar mais informações e normalizar relações” com a Rússia.

O secretário-geral da NATO repetiu por seu lado o que já tinha afirmado no dia do incidente, apoiando o direito da Turquia em defender-se e apelando a um apaziguamento da tensão.

“Celebro todos os contactos entre Moscovo e Ancara. O importante é acalmar as tensões“, disse, frisando que o abate do avião foi um ato de “autodefesa” e pedindo à Rússia que assuma um “papel construtivo” concentrando-se no combate ao grupo extremista Estado Islâmico, “o inimigo comum”.

Horas antes da visita de Davutoglu ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, a presidência russa disse à imprensa ter recusado um pedido do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para um encontro a sós com o homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da Cimeira do Clima em Paris.

Turquia entrega a Moscovo corpo de piloto russo

O primeiro-ministro tinha anunciado no domingo que o corpo do piloto russo morto quando o seu avião foi abatido pela Turquia na semana passada será entregue a um representante de Moscovo após ter regressado da Síria.

“O piloto que perdeu a vida durante a violação aérea foi recebido por nós na fronteira [síria] na semana passada”, disse Ahmet Davutoglu em Istambul, antes de partir para o encontro com os líderes europeus em Bruxelas.

Davutoglu indicou que um representante russo iria deslocar-se “em breve” à região de Hatay, com um oficial do exército turco, para tomar posse do corpo.

A embaixada russa na Turquia disse à agência RIA Novosti que o corpo de Oleg Peshkov será transportado de Hatay para um aeródromo em Ancara, onde o esperará o embaixador.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …