Putin recusa reunir-se com Erdogan e Turquia não pede desculpas à Rússia

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, recusou reunir-se com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem da Conferência do Clima, em Paris.

“Não está planeado qualquer encontro com Erdogan. Não está a ser combinado qualquer encontro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta segunda-feira, em Moscovo.

Erdogan pediu um encontro a sós com Putin, numa altura em que os dois países atravessam uma crise diplomática suscitada pelo abate de um avião russo na zona de fronteira entre a Turquia e a Síria.

A Turquia anunciou a 24 de novembro que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria.

A Rússia nega qualquer violação do espaço aéreo turco, acusando a Turquia de proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigindo um pedido de desculpas formal por parte de Ancara, o que até ao momento não foi aceite pelo presidente turco.

O presidente russo deverá reunir-se por outro lado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à margem da cimeira do clima, segundo o porta-voz.

Turquia não pede desculpas

A Turquia, por sua vez, recusa pedir desculpas por ter abatido um avião russo na fronteira com a Síria e pede à Rússia que reconsidere as sanções económicas de retaliação adotadas.

“A proteção do nosso espaço aéreo é não só um direito como um dever do governo e nenhum primeiro-ministro ou presidente turco vai pedir desculpa por cumprir o seu dever”, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, na sede da NATO, onde se reuniu com o secretário-geral, Jens Stoltenberg.

“Esperamos que a Rússia reconsidere estas medidas no interesse de ambos”, acrescentou, referindo-se às sanções económicas que Moscovo impôs à Turquia em retaliação pelo abate do avião, na terça-feira passada.

O primeiro-ministro turco disse ainda que Ancara “está preparada” para “falar, dar mais informações e normalizar relações” com a Rússia.

O secretário-geral da NATO repetiu por seu lado o que já tinha afirmado no dia do incidente, apoiando o direito da Turquia em defender-se e apelando a um apaziguamento da tensão.

“Celebro todos os contactos entre Moscovo e Ancara. O importante é acalmar as tensões“, disse, frisando que o abate do avião foi um ato de “autodefesa” e pedindo à Rússia que assuma um “papel construtivo” concentrando-se no combate ao grupo extremista Estado Islâmico, “o inimigo comum”.

Horas antes da visita de Davutoglu ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, a presidência russa disse à imprensa ter recusado um pedido do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para um encontro a sós com o homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da Cimeira do Clima em Paris.

Turquia entrega a Moscovo corpo de piloto russo

O primeiro-ministro tinha anunciado no domingo que o corpo do piloto russo morto quando o seu avião foi abatido pela Turquia na semana passada será entregue a um representante de Moscovo após ter regressado da Síria.

“O piloto que perdeu a vida durante a violação aérea foi recebido por nós na fronteira [síria] na semana passada”, disse Ahmet Davutoglu em Istambul, antes de partir para o encontro com os líderes europeus em Bruxelas.

Davutoglu indicou que um representante russo iria deslocar-se “em breve” à região de Hatay, com um oficial do exército turco, para tomar posse do corpo.

A embaixada russa na Turquia disse à agência RIA Novosti que o corpo de Oleg Peshkov será transportado de Hatay para um aeródromo em Ancara, onde o esperará o embaixador.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …

Recuperados novos artefactos do HMS Erebus, um dos navios que se perdeu no Ártico há 170 anos

Uma equipa de investigadores continua a tentar resolver o mistério do misterioso desaparecimento da expedição de Sir John Franklin em busca da Passagem Noroeste. Agora, os arqueólogos subaquáticos revelam mais de 350 artefactos recém-recuperados do HMS …

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …