Putin apoia proposta que lhe permitiria continuar no poder até 2036

1

Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente russo apoiou, esta terça-feira, uma proposta de emenda constitucional que lhe permitiria continuar no poder até 2036.

De acordo com o jornal The Guardian, Vladimir Putin está obrigado pela Constituição russa a afastar-se do cargo em 2024, ano em que termina o seu segundo mandato presidencial.

No entanto, Valentina Tereshkova, deputada do Rússia Unida, partido político no poder, propôs fazer uma alteração constitucional que permita ao Presidente voltar ao zero e, assim, concorrer novamente.

“Em princípio, esta opção seria possível, mas sob uma condição: se o Tribunal Constitucional decidir oficialmente que tal emenda não contradiz os princípios e as principais disposições da Constituição”, disse Putin, citado pelo jornal britânico.

O Presidente também declarou que a proposta teria de ser aprovada pela sociedade russa, no referendo que acontece no próximo mês de abril. Se esta emenda for aprovada, Putin poderá continuar no poder até 2036.

“A existência de uma oportunidade para o atual Presidente ser reeleito seria um fator estabilizador para a nossa sociedade”, afirmou Tereshkova, a primeira mulher a viajar para o Espaço, na Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo.

O chefe de Estado, de 67 anos, já está no poder há 20 anos, sendo o líder há mais tempo na Rússia desde o ditador soviético Josef Stalin. Putin cumpriu dois mandatos presidenciais entre 2000 e 2008, antes de ocupar o cargo de primeiro-ministro durante quatro anos, regressando às funções de Presidente em 2012, depois de os mandatos terem sido alargados de quatro para seis anos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.