Pessoas com pupilas grandes são mais inteligentes

O tamanho das nossas pupilas diz mais sobre nós do que imaginávamos. Cientistas descobriram que há uma surpreendente correlação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência fluida.

Um novo estudo sugere que o tamanho inicial da pupila pode estar relacionado com a inteligência fluida, um componente da inteligência que se baseia na capacidade de resolver problemas sem depender de conhecimentos já adquiridos.

Na prática, segundo explica o Scientific American, diz respeito à capacidade de uma pessoa se adaptar e enfrentar novas situações de forma ágil.

Em três estudos separados com mais de 500 participantes, os investigadores descobriram que a diferença no tamanho da pupila entre os voluntários que tiveram pontuações mais altas em testes cognitivos e aqueles que obtiveram pontuações mais baixas foi suficientemente significativa para ser detetada a olho nu.

“Usamos pupilas dilatadas como indicador de esforço, uma técnica popularizada nas décadas de 1960 e 1970 pelo psicólogo Daniel Kahneman. Quando descobrimos uma relação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência, não tínhamos a certeza se era real ou o que significava”, escreveram os autores.

A equipa calculou o tamanho médio da pupila de cada um dos voluntários usando um dispositivo especial de rastreamento com uma câmara conectada a um computador. Normalmente, a pupila contraída tem dois a quatro milímetros de tamanho e dilata-se totalmente até aos oito milímetros.

Os participantes fizeram vários testes cognitivos para avaliar a capacidade de manter o foco e controlar a atenção. Segundo o portal, a luz do laboratório estava escura para evitar que as pupilas contraíssem em resposta à luminosidade.

Os resultados mostraram que aqueles com um “tamanho inicial de pupila maior” tiveram um desempenho melhor em testes de atenção, memória e raciocínio, o que sugere uma forte ligação entre o cérebro e o olho.

Numa idade mais avançada, a pupila tendia a ser mais pequena e mais contraída, mas a relação observada entre o tamanho da pupila e as capacidade cognitivas era a mesma. Os cientistas, que publicaram recentemente o artigo cientifico na Cognition, esperam estudar melhor esta relação no futuro.

A investigação também permitiu concluir que o tamanho da pupila está relacionado com uma região do cérebro conhecida como locus coeruleus, localizada na parte superior do tronco encefálico.

Esta zona liberta uma substância química que funciona como uma hormona no cérebro, visando processos regulares como perceção, atenção e memória, além de ajudar regiões distantes do nosso órgão pensante a trabalharem juntas para completar tarefas complicadas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …