Publicidade a iogurtes, cereais e chocolates vai ser (quase) extinta

A guerra ao açúcar em Portugal vai provocar uma grande redução na publicidade dirigida a menores de muitos iogurtes, cereais de pequeno almoço e chocolate.

Entre os produtos que vão deixar de ser publicitados junto a escolas, parques infantis, redes sociais, e em programas de televisão e de rádio encontram-se sumos com mais do que 2,5 gramas de açúcar por 100 gramas de produto, incluindo néctares, concentrados ou sumos a 100%; bolos, bolachas e pães doces com mais de 5 gramas; produtos de confeitaria, barras energéticas, cremes para barrar e sobremesas doces; gelados; refrigerantes; fiambre; queijo; ou refeições pré-preparadas.

A lei que altera o código da publicidade para alimentos e bebidas com alto teor de sal, açúcar e ácidos gordos saturados foi aprovada a 15 de março, publicada em Diário da República a 23 de abril e devia arrancar em junho, mas, de acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta terça-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS) ainda precisa de publicar o despacho com o perfil nutricional destes alimentos.

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, alega que ainda está a consultar “parceiros, como peritos e a indústria agro-alimentar, considerando que 60 dias é um “período manifestamente curto”.

Esta lista deve ter em conta, não só o modelo da Organização Mundial de Saúde, mas também a legislação da União Europeia. A tarefa é difícil, de acordo com a DGS, tendo em conta que as recomendações são diferentes.

Um especialista consultado pelo Público, que pediu o anonimato, disse que “não haverá um chocolate à venda no país que consiga escapar à proibição de publicidade”.

Esta legislação tem como objetivo reduzir o consumo dos produtos listados e, assim, contribuir para reduzir a taxa de crianças obesas ou com excesso de peso.

Um estudo de 2016 do European Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) revelava que 20,7% das crianças, entre os seis e os oito anos, consumiam biscoitos e bolos quatro ou mais vezes por semana e que três quartos das crianças nestas idades os consumiam até três vezes por semana. 86,8% das crianças, entre os seis e os oito anos, consumiam rebuçados, gomas ou chocolates três vezes por semana. Dois terços das crianças bebiam refrigerantes açucarados.

Os últimos dados do COSI revelaram que, em Portugal, 29,6% das crianças dos seis aos oito anos tem excesso de peso e 12% é obesa. A evolução é positiva quando comparados com o estudo de 2008. Na altura, 37,9% tinham excesso de peso e 15,3% eram obesas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. acho piada a estas medidas
    publicidade dos chocolates na tv deixa de passar
    ha uns anos deixaram de passar publicidade ao tabaco por ele fazia mal e ate começaram a colocar fotos nos maços.
    agora querem acabar com a publicidade de todos os produtos que têm alusao ao açucar, mas vao continuar a serem vendido porque está na pessoa o uso ou nao
    mas acho piada que ainda se continue a fazer publicidade às bebidas alcoolicas, e todos sabemos que uma grande parte dos acidentes rodoviarios sao provocados pelo excesso de consumo de alcool. mas aimda nao vi os rotulos das garrafas com fotos de mortos nem de acidentes de automoveis
    combate à obesidade nas escolas, mas depois nos intervalos vêm à rua comprar gomas, doces, etc
    os pais reclamam melhor comida, mas depois para o carro à pota das lojas de doces para os filhos irem comprar doces

    • Ó Zé… tu devias comer menos açúcar para ver se não deterioras mais a tua vista! Assim sempre podias tentar ler a prosa que aqui deixaste.

      • e tu devias comer mais broa para ver aprenderes a ler
        acho que nao percebes nada do que escrevi. entao tens que uir de novo para a escola

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …