Publicado o primeiro mapa da radioactividade da Terra

National Geospatial-Intelligence Agency

 AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

AGM2015, o mapa da radioactividade da Terra em 2015. Portugal está “laranja”.

Uma equipa de investigadores da NGA, National Geospatial-Intelligence Agency, publicou um mapa mundial que caracteriza a distribuição da radioactividade à superfície da Terra.

O Mapa Global Anti-neutrino 2015, ou AGM2015, é um modelo experimental do fluxo de anti-neutrinos à face da Terra, de origem natural e humana,  desenvolvido com base numa recolha de dados sem precedentes até agora.

O estudo, publicado na revista Nature, apresenta ainda possíveis aplicações futuras dos dados para a investigação científica e para uso nos esforços de não proliferação da radiação à superfície.

O mapa usa um conjunto de dados geofísicos de acesso aberto, bem como dados disponíveis ao público de observatórios internacionais de detecção de anti-neutrinos.

“A disponibilidade de dados em acesso aberto de estes mapas de distribuição de anti-neutrinos representa a próxima geração da cartografia”, afirmou Shawn Usman, investigador da NGA e principal autor do estudo.

“Este mapa dá-nos uma perspectiva importante para conseguirmos ter uma compreensão básica acerca do interior do nosso planeta”, explica o cientista.

National Geospatial-Intelligence Agency

O mapa mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

O mapa mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

O neutrino, e o seu primo de anti-matéria, o anti-neutrino, são partículas sub-atómicas produzidas em grande escala no interior das estrelas de todos os tipos, incluindo o nosso Sol, e por supernovas. São também produzidos por outras fontes, como reactores nucleares, materiais radioactivos, e até pela atmosfera terrestre.

Os anti-neutrinos foram detectados pela primeira vez como emissões de reactores nucleares nos anos 1950, duas décadas depois de a sua existência teórica ter sido proposta.

A existência natural de radio-isótopos na Terra produz anti-neutrinos geofísicos, ou geo-neutrinos, e revelam informações acerca do interior do nosso planeta.

“Medir a distribuição de geo-neutrinos é essencial para caracterizar o perfil radioactivo da terra ao longo da sua evolução geológica, e para melhorar o nosso conhecimento do processo de formação planetária no seu estado primordial”, acrescentou Usman.

Numa análise rápida ao mapa, Portugal não parece ter razões para grandes preocupações com os seus anti-neutrinos. Nuestros hermanos talvez não possam dizer o mesmo.

National Geospatial-Intelligence Agency

AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta (p. Europa)

AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta (p. Europa)

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Podiam ter feito mais 2 mapas…e compara-los.
    1 das centrais nucleares
    1 onde são e foram largadas munições de urânio empobrecido

RESPONDER

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …