Publicado o primeiro mapa da radioactividade da Terra

National Geospatial-Intelligence Agency

 AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

AGM2015, o mapa da radioactividade da Terra em 2015. Portugal está “laranja”.

Uma equipa de investigadores da NGA, National Geospatial-Intelligence Agency, publicou um mapa mundial que caracteriza a distribuição da radioactividade à superfície da Terra.

O Mapa Global Anti-neutrino 2015, ou AGM2015, é um modelo experimental do fluxo de anti-neutrinos à face da Terra, de origem natural e humana,  desenvolvido com base numa recolha de dados sem precedentes até agora.

O estudo, publicado na revista Nature, apresenta ainda possíveis aplicações futuras dos dados para a investigação científica e para uso nos esforços de não proliferação da radiação à superfície.

O mapa usa um conjunto de dados geofísicos de acesso aberto, bem como dados disponíveis ao público de observatórios internacionais de detecção de anti-neutrinos.

“A disponibilidade de dados em acesso aberto de estes mapas de distribuição de anti-neutrinos representa a próxima geração da cartografia”, afirmou Shawn Usman, investigador da NGA e principal autor do estudo.

“Este mapa dá-nos uma perspectiva importante para conseguirmos ter uma compreensão básica acerca do interior do nosso planeta”, explica o cientista.

National Geospatial-Intelligence Agency

O mapa mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

O mapa mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta

O neutrino, e o seu primo de anti-matéria, o anti-neutrino, são partículas sub-atómicas produzidas em grande escala no interior das estrelas de todos os tipos, incluindo o nosso Sol, e por supernovas. São também produzidos por outras fontes, como reactores nucleares, materiais radioactivos, e até pela atmosfera terrestre.

Os anti-neutrinos foram detectados pela primeira vez como emissões de reactores nucleares nos anos 1950, duas décadas depois de a sua existência teórica ter sido proposta.

A existência natural de radio-isótopos na Terra produz anti-neutrinos geofísicos, ou geo-neutrinos, e revelam informações acerca do interior do nosso planeta.

“Medir a distribuição de geo-neutrinos é essencial para caracterizar o perfil radioactivo da terra ao longo da sua evolução geológica, e para melhorar o nosso conhecimento do processo de formação planetária no seu estado primordial”, acrescentou Usman.

Numa análise rápida ao mapa, Portugal não parece ter razões para grandes preocupações com os seus anti-neutrinos. Nuestros hermanos talvez não possam dizer o mesmo.

National Geospatial-Intelligence Agency

AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta (p. Europa)

AGM2015, o mapa da radiaoctividade da Terra em 2015, mostra a distribuição de anti-neutrinos à superfície do planeta (p. Europa)

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Podiam ter feito mais 2 mapas…e compara-los.
    1 das centrais nucleares
    1 onde são e foram largadas munições de urânio empobrecido

RESPONDER

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …