PSOE mantém o “não” à investidura de Rajoy

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O líder do Partido Socialista espanhol (PSOE), Pedro Sanchez, defendeu esta segunda-feira em Madrid que depois do acordo entre o Partido Popular (PP) e o Ciudadanos (C’s) há mais razões para votar “não” a um governo chefiado por Mariano Rajoy.

“Se tínhamos razões para votar contra, agora temos ainda mais, depois do acordo entre Mariano Rajoy (líder do PP) e Albert Rivera (líder do Ciudadanos)“, afirmou Sanchez no final de um encontro de apenas meia hora com Rajoy.

O líder do PSOE considerou a reunião “perfeitamente prescindível” e acusou Rajoy de ser o responsável por “perder a investidura”.

O acordo entre o PP (direita) e o Ciudadanos (centro-direita) “é um programa que não modifica a direção imprimida nos últimos anos”, disse Pedro Sánchez.

A falta de reforma laboral, reforma educativa e reforma constitucional foram alguns exemplos dados pelo líder socialista para justificar a sua oposição ao programa negociado.

A liderança do PSOE já tinha ratificado hoje de manhã a indicação para que os 85 deputados socialistas no Congresso de Deputados votem “não” a Rajoy na sessão de investidura que começa na terça-feira.

Mariano Rajoy reuniu-se com Pedro Sanchez depois de ter concluído no domingo um acordo de investidura com o Ciudadanos, ao qual se junta o voto favorável da deputada da Coligação Canárias, Ana Oramas.

Ainda que uma aliança entre PP (137 deputados), Cidadanos (32) e Coalición Canaria (1) garanta 170 assentos dos 350 lugares, estes ficarão a seis votos da maioria absoluta (176 votos) necessária para passar na primeira votação marcada para quarta-feira próxima.

Na segunda votação, a realizar na próxima sexta-feira, a maioria simples é suficiente, mas será necessário que pelo menos 11 deputados da oposição se abstenham para que Mariano Rajoy ganhe.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …