Psicopatas podem não ser completamente desprovidos de empatia

Os psicopatas podem não ser completamente desprovidos de empatia. Um estudo recente revela agora que os psicopatas conseguem entender os pensamentos e sentimentos das outras pessoas, mas apenas quando têm um objetivo em mente.

Quando falamos com alguém, somos capazes de interpretar algumas pistas dos ouvintes, como por exemplo um bocejo ou um olhar atento. Este é um processo de reconhecimento automático da perspetiva dos outros, uma característica que faz parte da cognição humana.

Um estudo recente, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), concluiu que os psicopatas têm uma “diminuição da propensão automática para assumir a perspetiva dos outros. Os investigadores fizeram testes em 106 indivíduos detidos numa prisão de alta segurança no Connecticut, nos Estados Unidos.

“Há muito tempo que os investigadores se intrigam com o facto de os psicopatas conseguirem um desempenho normal em testes clássicos para avaliar a capacidade de ter a perspetiva dos outros”, explica ao Público Arielle Baskin-Sommers, investigadora da Universidade de Yale (EUA) e uma das autoras do artigo científico.

Baskin-Sommers destaca o desempenho dos psicopatas por serem comummente caracterizados por terem um comportamento anti-social e “fracas emoções interpessoais”.

No estudo participaram 106 homens detidos, com idades compreendidas entre os 21 e os 67 anos. Os testes psicológicos a que foram submetidos desta vez, com tarefas orientadas para a análise desta característica cognitiva, revelaram que “psicopatas e não psicopatas são capazes de ter a perspetiva dos outros quando isso lhes é explicitamente solicitado”.

No entanto, os psicopatas “são menos capazes de se envolver automaticamente neste processo”. Os resultados afirmam a teoria de que estes indivíduos não possuem um aspeto típico da cognição humana, “o que poderá contribuir para o seu comportamento anti-social implacável”, diz a investigadora.

Assim, o artigo nota que este desrespeito crónico e notório pelo bem-estar dos outros, inerente aos psicopatas, tem sido associado a défices nos processos sociais e afetivos.

Contudo, este estudo prova exatamente o contrário.”Com este estudo mostramos que alguns dos comportamentos psicopáticos podem ser originados num défice cognitivo, especificamente uma incapacidade de automaticamente reconhecer a perspetiva do outro”, refere Arielle Baskin-Sommers.

Neste estudo em particular, os investigadores quiseram testar o processo de ToM (teoria da mente) automático e entender se os psicopatas mantinham o bom desempenho normal observado em estudos anteriores com o processo controlado e deliberado, escreve o jornal.

“Com os processos de ToM automáticos, um indivíduo representa os pensamentos ou sentimentos de outra pessoa sem pretender fazê-lo, mesmo nos casos em que tal processamento seja irrelevante para a tarefa em questão”, descreve o artigo. Os psicopatas falham nesta ação imediata.

Questionada sobre se os psicopatas, descritos como sendo “almas vazias” e sem escrúpulos podem ter a perspetiva de outros (não mostrando défice nas capacidades de ToM em processos controlados), mas que, simplesmente, não se importam, Baskin-Sommers responde que não considera justo dizer que simplesmente não se importam.

“Não é necessariamente consciente. Quando são convidados a entender explicitamente a perspetiva dos outros, conseguem fazê-lo“, responde a investigadora.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …