Psicólogos explicam como se pode ser menos estúpido

1

PhotoXpress

Três psicólogos dedicaram-se ao estudo da estupidez e decidiram avaliar o que é que as pessoas consideram que é estúpido para, assim, determinar como podemos deixar de praticar actos destes.

Balazs Aczel, Bence Palfi e Zoltan Kekecs, do Instituto de Psicologia da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, na Hungria, recolheram 180 histórias publicadas em sites de notícias, blogues e fóruns, com relatos de incidentes ou coisas estúpidas e apresentaram-nas a mais de 150 pessoas.

Washington Post descreve que os participantes tinham que preencher um questionário, detalhando se consideravam aquela acção estúpida e, se sim, quão estúpida ela era numa escala de 1 a 10, tendo também que explicar porque é que achavam uma certa acção ou atitude estúpida.

A primeira conclusão que os investigadores retiraram foi que as pessoas tendem a concordar quanto àquilo que se considera estúpido.

À cabeça das coisas mais estúpidas surgem aquelas que resultam da chamada “ignorância confiante“, conforme a definem os investigadores, e que resulta do facto de as pessoas acharem que podem fazer algo que, de facto, não conseguem.

“A coisa mais estúpida que uma pessoa pode fazer é sobrestimar-se“, nota Balazs Aczel, frisando que isto não tem nada que ver com “um QI baixo”, mas com “uma má percepção das suas próprias capacidades”.

Depois, surge a “falta de controlo” como justificação para a estupidez quando esta resulta “comportamentos obsessivos, compulsivos ou de toxicodependência”, refere Balazs Aczel.

Por fim, a “falta de atenção/falta de sentido prático” é outra justificação para comportamentos estúpidos, resultando de actos irracionais ou fruto de distracção.

Este retrato da estupidez ajuda a “prever” que tipo de situações podem “aumentar a probabilidade” de virmos a fazer coisas que os outros consideram estúpidas, conforme salienta Balazs Aczel.

Assim, “se não quisermos fazer algo estúpido, convém provavelmente não termos expectativas exageradas acerca das nossas capacidades“, alerta o investigador. “A pior coisa a fazer é agir de forma confiante quando o nosso comportamento não deixa de ser irracional. Mais estúpido que isso, impossível”, conclui.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.