“Sem um único guarda por perto”. PSD exige explicações após festa de traficante na prisão

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca van Dunem

O PSD exige uma audição no Parlamento da ministra da Justiça para dar explicações sobre os episódios recentes de festas em estabelecimentos prisionais, nomeadamente em Paços de Ferreira, considerando que “faltam recursos e falta organização” neste sector.

No requerimento divulgado pela Lusa, o PSD cita notícias segundo as quais, na tarde do passado sábado, um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira terá organizado uma festa de aniversário de um condenado por tráfico de droga, e transmitido, através de telemóvel, imagens em directo “sem que seja visto um único guarda prisional por perto”.

“Não é a primeira vez que uma situação destas sucede no sistema prisional e se o Governo continuar a comportar-se como até aqui, não será a última”, criticam os sociais-democratas, apontando uma situação semelhante ocorrida em Junho de 2016 no Estabelecimento Prisional de Sintra.

O PSD defende que, “atendendo à gravidade e à reincidência destes episódios”, “é imprescindível” que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, seja ouvida na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais e “assuma as responsabilidades que lhe competem”, prestando “os devidos esclarecimentos sobre esta ocorrência” e “sobre as medidas que já tomou, ou pretende tomar, para obviar a que situações destas se repitam”.

“Não há memória de um desinvestimento desta ordem no sistema prisional, nem de uma crispação com o corpo da guarda desta dimensão”, criticam os sociais-democratas.

O PSD considera que a alteração dos horários de trabalho nos estabelecimentos prisionais “está a transformar o sector num regabofe sem controle e está já a provocar danos que ridicularizam o país”.

Faltam recursos e falta organização de quem fiscaliza e sobra o uso proibido de objectos (por exemplo, telemóveis) por parte de quem é fiscalizado, os reclusos”, apontam.

O vídeo da cadeia de Paços de Ferreira foi noticiado pelo Correio da Manhã e depois divulgado pela SIC.

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais disse ao Correio da Manhã que foi instaurado “um inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, e coordenado por um procurador”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …