“Sem um único guarda por perto”. PSD exige explicações após festa de traficante na prisão

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca van Dunem

O PSD exige uma audição no Parlamento da ministra da Justiça para dar explicações sobre os episódios recentes de festas em estabelecimentos prisionais, nomeadamente em Paços de Ferreira, considerando que “faltam recursos e falta organização” neste sector.

No requerimento divulgado pela Lusa, o PSD cita notícias segundo as quais, na tarde do passado sábado, um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira terá organizado uma festa de aniversário de um condenado por tráfico de droga, e transmitido, através de telemóvel, imagens em directo “sem que seja visto um único guarda prisional por perto”.

“Não é a primeira vez que uma situação destas sucede no sistema prisional e se o Governo continuar a comportar-se como até aqui, não será a última”, criticam os sociais-democratas, apontando uma situação semelhante ocorrida em Junho de 2016 no Estabelecimento Prisional de Sintra.

O PSD defende que, “atendendo à gravidade e à reincidência destes episódios”, “é imprescindível” que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, seja ouvida na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais e “assuma as responsabilidades que lhe competem”, prestando “os devidos esclarecimentos sobre esta ocorrência” e “sobre as medidas que já tomou, ou pretende tomar, para obviar a que situações destas se repitam”.

“Não há memória de um desinvestimento desta ordem no sistema prisional, nem de uma crispação com o corpo da guarda desta dimensão”, criticam os sociais-democratas.

O PSD considera que a alteração dos horários de trabalho nos estabelecimentos prisionais “está a transformar o sector num regabofe sem controle e está já a provocar danos que ridicularizam o país”.

Faltam recursos e falta organização de quem fiscaliza e sobra o uso proibido de objectos (por exemplo, telemóveis) por parte de quem é fiscalizado, os reclusos”, apontam.

O vídeo da cadeia de Paços de Ferreira foi noticiado pelo Correio da Manhã e depois divulgado pela SIC.

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais disse ao Correio da Manhã que foi instaurado “um inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, e coordenado por um procurador”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …