PSD pede audição de especialistas sobre o uso de máscara na rua

1

ppdpsd / Flickr

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira a audição com carácter de urgência de epidemiologistas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial na rua.

A proposta partiu dos sociais-democratas, depois de terem anunciado que são contra a continuidade da obrigatoriedade do uso de máscara.

Segundo o jornal Público, as audições — que terão lugar já nesta quarta-feira e irão contribuir para os partidos decidirem se renovam ou não a lei que obriga ao uso de máscara na via pública — foram aprovadas na comissão parlamentar de acompanhamento das medidas covid-19 por proposta do PSD e contaram ainda com os votos favoráveis do PS, BE, PCP, CDS-PP, PAN e PEV (Chega e IL não integram a comissão).

O pedido para que sejam ouvidos os especialistas da DGS surge, no entanto, por iniciativa dos sociais-democratas depois de PS e PSD já terem anunciado publicamente que não são a favor da renovação da lei.

Fonte da bancada do PSD explicou ao Público que a expectativa é a de que os especialistas acompanhem a posição de Graça Freitas, presidente da Direção-Geral de Saúde, que, em entrevista concedida à SIC Notícias no domingo, defendeu que o uso da máscara deixe de ser obrigatório no exterior, exceto quando se verifiquem aglomerados de pessoas.

Em declarações feitas esta terça-feira, o presidente do PSD, Rui Rio, disse que “neste momento, na via pública há condições para não termos que estar a suportar todos a máscara”.

O requerimento do PSD, apresentado pelo coordenador do partido na comissão, Ricardo Baptista Leite, surpreendeu a maioria dos partidos que, no entanto, votaram a favor por haver uma espécie de acordo entre os membros da comissão das medidas covid-19 de não recusar qualquer audição de especialistas que seja requerida.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Se os chineses não tivessem os tais mercados de animais selvagens vivos ou mortos, sem higiene , já não seria preciso uso de máscara. E se eles comem até os animais selvagens, os quais não tem controlo sanitário, então é porque a população dos chineses está em excesso. São tantos que até comem tudo o que lhes parece á frente .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.