PSD de Montenegro continua a roubar terreno ao PS

11

Luís Forra / LUSA

Luís Montenegro

Trabalho de campo do estudo de opinião coincidiu apenas poucos dias com a polémica em torno da contratação de Sérgio Figueiredo ou o incêndio da Serra da Estrela.

Dando seguimento a um estudo de opinião lançado há duas semanas, o PSD volta a aparecer mais próximo do PS numa nova sondagem feita pela Pitagóricas para a TVI/CNN Portugal, referente a agosto. De acordo com os resultados, o PS recua 5,2 pontos percentuais face a julho, ao passo que o PSD avança 2,7 pontos, para 27,6%. Isto faz com que o PS sejam a força política que mais desce, em posição oposta à do PSD.

Com Luís Montenegro ao lema, os sociais-democratas já conseguiram reduzir a distância para os socialistas para menos de 10 pontos.

No terceiro lugar verifica-se uma troca de posições face ao mês anterior, com o Chega a crescer 1,2 pontos percentuais, e a Iniciativa Liberal a descer para 8,5% das intenções de voto (perdendo assim o posto de terceira força política).

Também em queda está o Bloco de Esquerda, que caiu quase um ponto para os 4,4%, ao mesmo tempo que a CDU (coligação eleitoral entre o PCP e Verdes) cresceu meio ponto para os 4,2%. Finalmente, de notar o crescimento do CDS em relação aos outros partidos mais pequenos, conquistando 2,7% das intenções de votos. PAN e Livre ficam, respetivamente, com 1,2%.

De notar que o trabalho de campo da presente sondagem foi efetuado entre 28 de julho e 10 de agosto, o que quer dizer que tópicos como a contratação de Sérgio Figueiredo para o Ministério das Finanças ou o incêndio da serra da Estrela só foram parcialmente avaliados.

ZAP //

11 Comments

  1. Foi este tipo de sondagens da Pitagórica, e outras, que traíram o PSD, com sondagens deste género nas ultimas eleições, havia um empate técnico, prognósticos do PSD vencer, e o Resultado foi o que se viu, a maioria absoluta do PS, se a Pitagórica acha que presta um bom serviço ao PSD, estes favores pagam-se depois com um enxovalho eleitoral, pode ser muito bonito para alimentar as hostes PSD, pode até ajudar o Montenegro a ganhar força e posição no PSD, mas o final, voltar a acontecer uma maioria absoluta do PS contra as previsões da Pitagórica, é um preço muito alto que os PSD pagam por estes favores, Nem se percebe o propósito, a quase 4 anos das novas eleições virem com estas sondagens, só por encomenda, acredito que o Montenegro esteja com dificuldade em se afirmar.

      • O hábito de quem não diz Amém ser acusado de ser isto e aquilo, sempre deu mau resultado, e faz com que um qualquer militante ou simpatizante não sinta liberdade de expressão, depois as surpresas acontecem nos dias dos resultados das eleições, sempre fui contra as ditaduras sejam esquerda direita ou “social Democrata”

    • Esta análise do Fa apresenta o contorcionismo ilusivo do PS. Mas o desgaste e a queda são sintomáticos. Os estados de graça têm sempre um fim.

      • Se quiser visionar com a realidade tem de despir por um pouco a camisola,deixar o fanatismo, O hábito de quem não diz Amém ser acusado de ser isto e aquilo, sempre deu mau resultado, e faz com que um qualquer militante ou simpatizante não sinta liberdade de expressão, depois as surpresas acontecem nos dias dos resultados das eleições, sempre fui contra as ditaduras sejam esquerda direita ou “social Democrata

      • O PS está sempre em final de ciclo, sempre a perder votos, sempre na desgraça,nos dias dos resultados eleitorais aparece com maioria absoluta.
        Liberdade para a expressão livre dos PSDs é uma necessidade urgente,sob pena de não se saber o que pensam, e se vão votar no PS

      • Nem o Costa acreditava na maioria absoluta. Essa resultou do voto útil no PS. Se as pessoas fossem votar no dia seguinte às eleições tudo seria bem diferente.
        E não se esqueça que essa grande maioria é apenas feita com os votos de 2 em cada 10 eleitores. Uma franca minoria, gera uma grande maioria!

      • 41% votaram no PS e 59% votaram contra o PS. Fora os milhões que não votaram. Isso de maioria absoluta, vendo bem, é uma treta. A maioria absoluta dos portugueses não gosta do PS.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.