PSD da Figueira da Foz vai recorrer ao Constitucional contra candidatura de Santana Lopes

António Cotrim / Lusa

Pedro Santana Lopes

O PSD continua a acusar a candidatura do movimento independente de Santana Lopes de irregularidades na recolha de assinaturas e vai recorrer ao Tribunal Constitucional depois das decisões desfavoráveis no Tribunal da Figueira da Foz.

Depois de ter recebido uma segunda decisão desfavorável em tribunal, o PSD da Figueira da Foz vai recorrer para o Tribunal Constitucional, segundo avança o Público.

Em causa estão alegadas irregularidades na recolha de assinaturas para a candidatura. No segundo acórdão, o Tribunal da Figueira da Foz considerou “improcedente, por falta de fundamento”, a reclamação apresentada pela lista do PSD, encabeçada por Pedro Machado. A candidatura do PSD insiste que as listas do movimento de Santana Lopes violam a lei.

“Em causa estão milhares de assinaturas de cidadãos figueirenses existentes nas folhas de propositura, sem que estes tivessem o conhecimento de quem estavam a propor para se candidatar aos vários órgãos, o que viola de forma gritante os fundamentos das candidaturas de grupos de cidadãos e vicia, a partir daí, todo processo eleitoral”, lê-se no comunicado que reagiu à decisão do tribunal.

Na segunda queixa que apresentaram, os sociais-democratas afirmaram que o despacho judicial não analisou todas as questões levantadas, como a inexistência do nome do candidato e da lista de candidatos do movimento independente nas folhas de recolha de assinaturas junto dos eventuais apoiantes.

O PSD argumentou também que Santana Lopes usava designações diferentes para o nome do movimento, mas o tribunal voltou a não ver nenhum fundamento na queixa.

O movimento “Figueira à Primeira” diz que lamenta a “postura do PSD” e diz que o partido “deve tirar ilações” e que o “medo da derrota não pode ser motivo para tudo”.

Santana Lopes também já tinha acusado o PS e o PSD de terem um pacto contra a sua candidatura por estarem “em pânico e de cabeça perdida” e criticou os adversários por só “apresentarem medidas só quando há eleições”.

Recorde-se que Pedro Santana Lopes já presidiu à autarquia da Figueira da Foz entre 1998 e 2001, na altura eleito pelo PSD, e está agora a concorrer novamente pelo movimento “Figueira à Primeira”. Uma sondagem aponta que está à frente na corrida.

Na Figueira da Foz, estão anunciadas as candidaturas de Rui Curado Silva (BE), Pedro Machado (PSD), Miguel Mattos Chaves (CDS-PP), João Carlos Domingues (Chega), Pedro Santana Lopes (independente) e Carlos Monteiro (PS), atual presidente da autarquia.

O executivo municipal da Figueira da Foz é liderado pelo PS, com seis mandatos, contra três do PSD, sendo que o partido retirou a confiança política a dois dos seus vereadores. As eleições autárquicas estão agendadas para 26 de setembro.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.