PSD à frente de PS em nova sondagem. Chega é terceira força política e direita já suplanta a esquerda

24

PSD / Flickr; José Sena Goulão / Lusa

Rui Rio, António Costa

Distância entre PSD e PS tem vindo a diminuir ao longo das últimas semanas, com os homens de Rio cada vez mais convencidos de que uma vitória é possível.

A tendência de vitória do PSD que as sondagens da última semana evidenciavam é confirmada por um novo estudo de opinião, feito pela Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF, no qual os sociais-democratas (34,4%) suplantam os socialistas (33,8) por uma margem de 0,6 pontos percentuais. Já no somatório das intenções de votos dos partidos das duas alas políticas, assiste-se, pela primeira vez, à vitória da direita, com 46,8% face a 46,3% da esquerda.

Para este último indicador, contribuiu a subida do Chega ao lugar de terceira força política, com 8% das intenções de voto, relegando para quarto lugar o Bloco de Esquerda (6,6%). Segue-se a CDU (4,5%), PAN (3,2%), a Iniciativa Liberal (2,8%), o CDS (1,6%) e o Livre (1,4%).

Apesar deste resultado, são poucas as conclusões que se podem retirar sobre o cenário político que espera o país depois de 30 de janeiro. Rui Rio tem recusado sucessivamente a hipótese de negociar com o partido de André Ventura, admitindo apenas diálogo com o CDS ou com a Iniciativa Liberal — preferindo até negociar medida a medida com o PS. No entanto, a presente sondagem não é favorável para os possíveis parceiros do PSD: os centristas poderão só eleger um deputado na capital e a Iniciativa Liberal terá dificuldades em fazê-lo precisamente fora de Lisboa.

À esquerda, e à luz destes resultados, a CDU poderá enfrentar na noite eleitoral a derrota mais pesada da sua história — depois de em 2019 já ter alcançado este registo. Também o Bloco de Esquerda tem neste barómetro o pior resultado da série de estudos de opinião e fica a três pontos percentuais do resultado obtido nas últimas eleições legislativas.

Quanto ao resultado global, vale a pena referir que a empresa responsável pela sondagem aponta para um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,15%, pelo que se pode considerar que PSD e PS estão numa situação de empate técnico.

ZAP //

24 Comments

  1. As sondagens estatísticas diárias das próximas eleições legislativas no dia 30 de janeiro, no Domingo, indiciam que o gato Zé Albino vai morar na residência oficial do Primeiro-ministro de Portugal. As sondagens são voláteis e às vezes, tudo o vento leva. PSD possivelmente ganha as eleições legislativas para a Assembleia da República de Portugal. Portugal precisa de novos ares e de uma nova esperança. “Há vários caminhos para chegar a Roma” com eficiência económica, sem corrupção política, reconhecendo e valorizando o trabalho e o mérito. A Economia Pública e a Administração Pública do Governo Central não precisa de Dirigentes Públicos como mau exemplo da Diretora de Gestão do SEF que ascendeu ao cargo por mão do PS e do Eduardo Cabrita e com habilitação paga por dinheiro público. The Job for the Boys do PS sem currículo profissional. Com o PS, primeiro fazem as nomeações e depois vão para as universidades aprender e em regime de substituição.

      • Em cada legislatura e ciclo político do país, a democracia eleitoral e representativa corresponde à imagem do “estado de alma” da sociedade. Exemplos, o Bolsonaro no Brasil, o Trump nos EUA. Os factos e a verdade é que foram os cidadãos eleitores que os elegeram. O modelo de democracia e o Modelo do Estado de Direito Democrático são o que são. Israel e a Alemanha têm Governo Constitucional formado por Programa e Medidas de Governação de vários partidos políticos. O pior, a pior coisa era que não houvesse eleições livres e justas em democracia representativa. Assim, os ciclos políticos têm origem na Luta política pela manutenção do Poder Político e na má Governança da sociedade e da Economia. A Governação da vida coletiva e do bem comum é complexa numa Sociedade cada vez mais estranha.

  2. Não há normas sancionarias e não há crimes previstos que possam proteger e tutelar o bem jurídico da ética em cargos públicos de Dirigentes Públicos. O fenómeno dos The Job for the Boys na Administração Pública Central do Governo não tem qualquer censura e é gritante para qualquer estudante universitário ou profissional com elevadas qualificações académicas e profissionais. Então o Desempenho do Pleno Emprego do Fator Trabalho é relevante ou não? Para que servem as elevadas qualificações académicas e profissionais dos portugueses? Se o PS deturpa e contorna as regras de nomeação de Cargos de Dirigentes Públicos. Uma verdadeira vergonha para os prejudicados e para aqueles que advogam a Justiça Laboral em Portugal.

  3. A sério que ainda se pensa nessa me…. que se chama chega?
    A direita para ir defender os patrões e enterrar ainda mais a classe média e baixa, então agora é que o país está mesmo desgraçado!

  4. Em Portugal ainda acreditam que social democracia eh de direita? Vao se decepcionar. Eh unicamente a diferenca entre extrema esquerda vermelha comunista do inferno e centro-esquerda mais moderada.

  5. ahahah, mais uma vez o partido comunista e o bloco de esquerda a meter a direita no poder, o povo merece, e vem aí dias difíceis, uma guerra espreita na europa, será a desculpa para tomar difíceis decisões contra o pobre povo

    • foi assim que o, ps perdeu lisboa… continuem com a abstenção e depois queixem-se e venham para aqui derramar lágrimas de crocodilo e falar mal do governo

  6. O povo começa a enjoar de tanta pantominice do Costa que tanto dá uma, no cravo como outra na ferradura, tem arte de propagandista e o povo começa a estar cheio de tantas promessas evasivas!

  7. O Rui Rio não vai negociar com o Chega? Não vai, não! Se a diferença para a esquerda forem os votos do Chega ele nem pensa duas vezes…

  8. entre rio e costa vai uma diferença de neronios, o rio tem dois costa tem 3….rio nao quer o chega porque no fundo no fundo prefere que o costa ganhe para ele ser o vice primeiro ministro…….mas em democracia ainda e o povo que vota e decide que vai governar…….nao podemos esquecer que ja nao e possivel contar com a imparcialidade do presidente da republica….ha 50 anos que nao passamos deste faz de conta……
    eu voto chega para que o rio nao tenha a possibilidade de festejar corm o costa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.