PS e PSD chumbam resolução do BE pela exoneração de Carlos Costa

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa

Esta quarta-feira, o Parlamento chumbou, com os votos do PS e do PSD, a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do Banco de Portugal.

O parlamento chumbou esta quarta-feira, com os votos do PS e do PSD, um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomendava a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do Banco de Portugal.

BE, PCP, PEV e PAN votaram a favor, enquanto o CDS-PP optou pela abstenção. O deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira também votou contra.

O Bloco apresentou, há 16 dias, um projeto de resolução em que pedia a avaliação da idoneidade do governador do Banco de Portugal, considerando que Carlos Costa “não pode estar acima de escrutínio”.

O governador do Banco de Portugal não pode estar acima de escrutínio. A suspeita quanto à sua idoneidade é, em si, incompatível com as funções que desempenha”, lia-se no projeto de resolução, em que o Bloco defendia a exoneração do governador do Banco de Portugal.

Segundo o Jornal Económico, os bloquistas pediam ao Executivo a exoneração de Carlos Costa face à impossibilidade de aferir a sua idoneidade, dado que o governador do BdP escapou à avaliação que o regulador está a fazer a ex-gestores da Caixa Geral de Depósitos que participaram em atos de decisão de créditos ruinosos do banco público, resultado em perdas de 1,6 mil milhões de euros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.