PS e PSD sobem e descem. Depende da sondagem

Mário Cruz / Lusa

O PS subiu quase dois pontos – mais concretamente 1,8 pontos percentuais – na sondagem da Pitagórica e regista agora 37,4% de intenções de voto. O PSD mantém os valores dos últimos dias, deslizando para os 28,5% de intenções de voto.

A três dias das eleições legislativas, os socialistas recuperam terreno e estão com 37,4%, aumentando para quase nove pontos a distância. Essa é a conclusão da nova sondagem da Pitagórica para a TSF, TVI e Jornal de Notícias.

O estudo mostra quase todos os partidos a descer: o Bloco de Esquerda cai seis décimas para os 8,9%; a CDU recolhe 7,4% de intenções de voto depois de perder quatro décimas e o CDS fixa-se nos 4%.

Entre os partidos com lugar no Parlamento, além do PS, só o PAN sobe nesta sondagem: o partido de André Silva cresce quase um ponto para os 3,8%, muito próximo do CDS.

Nos partidos sem representação parlamentar, é o Chega que lidera as intenções de voto com 1,5%, seguido pela Aliança que sobe para 1,1%. O Livre e o Iniciativa Liberal caem: 0,8% para o Livre e 0,4 para a Iniciativa Liberal que regista o pior resultado da semana.

Por outro lado, uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã mostra o partido de Costa a cair 3 pontos percentuais para 35%. Em sentido contrário, o PSD avança para 2,5 pontos percentuais nas intenções de voto (26,1%) e o PAN — que ultrapassa um CDS em queda — cresce para 5,6%.

Também nesta sondagem o Bloco de Esquerda continua em queda. O partido de Catarina Martins recua 1 ponto percentual, para 8,7%. A CDU surge logo atrás, com 8%, e o CDS de Cristas tem uma queda de quase 2 pontos — o que representa 4,5% das intenções de voto dos eleitores.

De acordo com os dados desta sondagem, o PS ficaria com 104 deputados — mais 18 que em 2015. Já o PSD perderia 12 lugares no parlamento, ficando com 77. O destaque vai para o partido de André Silva, que passaria de um para nove deputados no parlamento — mais dois que o CDS-PP. O Bloco teria 17 lugares e a CDU 16.

Os números sugerem, escreve o Observador, um reforço da esquerda no parlamento face às legislativas de 2015, devido ao crescimento do partido do primeiro-ministro. Os dados da Intercampus mostram ainda que partidos, como a Iniciativa Liberal ou o Chega, estão a contribuir para uma maior dispersão dos votos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …