PS e PSD sobem e descem. Depende da sondagem

Mário Cruz / Lusa

O PS subiu quase dois pontos – mais concretamente 1,8 pontos percentuais – na sondagem da Pitagórica e regista agora 37,4% de intenções de voto. O PSD mantém os valores dos últimos dias, deslizando para os 28,5% de intenções de voto.

A três dias das eleições legislativas, os socialistas recuperam terreno e estão com 37,4%, aumentando para quase nove pontos a distância. Essa é a conclusão da nova sondagem da Pitagórica para a TSF, TVI e Jornal de Notícias.

O estudo mostra quase todos os partidos a descer: o Bloco de Esquerda cai seis décimas para os 8,9%; a CDU recolhe 7,4% de intenções de voto depois de perder quatro décimas e o CDS fixa-se nos 4%.

Entre os partidos com lugar no Parlamento, além do PS, só o PAN sobe nesta sondagem: o partido de André Silva cresce quase um ponto para os 3,8%, muito próximo do CDS.

Nos partidos sem representação parlamentar, é o Chega que lidera as intenções de voto com 1,5%, seguido pela Aliança que sobe para 1,1%. O Livre e o Iniciativa Liberal caem: 0,8% para o Livre e 0,4 para a Iniciativa Liberal que regista o pior resultado da semana.

Por outro lado, uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã mostra o partido de Costa a cair 3 pontos percentuais para 35%. Em sentido contrário, o PSD avança para 2,5 pontos percentuais nas intenções de voto (26,1%) e o PAN — que ultrapassa um CDS em queda — cresce para 5,6%.

Também nesta sondagem o Bloco de Esquerda continua em queda. O partido de Catarina Martins recua 1 ponto percentual, para 8,7%. A CDU surge logo atrás, com 8%, e o CDS de Cristas tem uma queda de quase 2 pontos — o que representa 4,5% das intenções de voto dos eleitores.

De acordo com os dados desta sondagem, o PS ficaria com 104 deputados — mais 18 que em 2015. Já o PSD perderia 12 lugares no parlamento, ficando com 77. O destaque vai para o partido de André Silva, que passaria de um para nove deputados no parlamento — mais dois que o CDS-PP. O Bloco teria 17 lugares e a CDU 16.

Os números sugerem, escreve o Observador, um reforço da esquerda no parlamento face às legislativas de 2015, devido ao crescimento do partido do primeiro-ministro. Os dados da Intercampus mostram ainda que partidos, como a Iniciativa Liberal ou o Chega, estão a contribuir para uma maior dispersão dos votos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …