Sondagem: Com o PS a liderar, direita sobe, mas esquerda mantém maioria

10

Mário Cruz / Lusa

A mais recente sondagem dá o PS como vencedor das próximas eleições. Embora a direita suba nas intenções de voto, a esquerda mantém a maioria no Parlamento.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou formalmente, esta quinta-feira, a dissolução do Parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para dia 30 de janeiro. A decisão já era prevista, só faltava saber a data. Especialistas veem este próximo ato eleitoral como um golpe ao PS e uma oportunidade para a direita aumentar a sua representatividade na Assembleia da República e, eventualmente, chegar ao poder.

A mais recente sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF mostra que o PS sairia vencedor com 38,5% dos votos, mas não teria a maioria absoluta para formar governo sozinho.

Se as eleições fossem hoje, os socialistas teriam 14 pontos de vantagem sobre o PSD (24,4%). A esquerda continuaria a ser maioritária no Parlamento, com o BE em terceiro (8,8%), à frente do Chega (7,7%), seguido da Iniciativa Liberal (4,7%), CDU (4,6%), PAN (2,8%) e CDS (2%).

Pela primeira vez, António Costa tem mais avaliações negativas do que positivas numa sondagem. O secretário-geral do PS tem 34% de avaliações positivas, contra 38% de negativas. No passado mês de julho tinha 11 pontos positivos, um cenário melhor do que os quatro pontos negativos registados agora.

Costa passou de saldo positivo a negativo entre os eleitores do BE e do PCP, razão pela qual teve um “tombo” tão grande nas avaliações. A divisão sentida nas negociações do Orçamento do Estado para 2022 é visivelmente transposta para esta sondagem.

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa não passaram ao lado do golpe nas avaliações. A coordenadora do Bloco de Esquerda passa de um saldo positivo de um ponto para um saldo negativo de 21 pontos; enquanto o secretário-geral comunista passa de um saldo negativo de 14 para 30 pontos percentuais. Dois terços dos eleitores socialistas fazem agora uma avaliação negativa a estes dois líderes partidários.

Apenas Inês Sousa Real, do PAN, está em terreno positivo, empatando avaliações positivas e negativas. Rui Rio regista um saldo de 22 pontos negativos, acima de Francisco Rodrigues dos Santos (CDS), que soma 25 pontos negativos.

No que toca à confiança dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro, são quase 30% aqueles que não escolhem Costa nem Rio e aumenta o número daqueles que não têm opinião. Segundo a sondagem, 44,1% dos portugueses continua a preferir António Costa, uma ligeira descida dos 45% registados em julho. Por sua vez, Rui Rio é preferido por 18,6% dos eleitores sondados — uma queda relativamente 22% de julho.

Daniel Costa, ZAP //

10 Comments

  1. Depois queixam-se dos Aumentos dos combustiveis e dos desvios para fora do Pais, Para alguns o Combustivel deveria de subir ainda mais…”Se o Povo Aguenta? Aguenta Pois”

  2. Não deixa de ser relevante que os partidos da direita (até agora o PSD e o CDS) entendem-se sempre, enquanto os partidos da esquerda andam sempre ás turras. Confirma-se que o PCP (levando sempre a reboque o PEV) e o BE são apenas partidos de protesto incapazes de assumirem responsabilidades governativas, e a primeira vez que o fizeram foi contra-vontade e como esperado acabaram por arranjar vários pretextos para fugirem.
    Dizem defender os trabalhadores, os reformados, etc, mas incrivelmente ainda não perceberam que não conseguem defendê-los usando apenas um inútil e inofensivo megafone, quer o utilizem nas ruas ou na Assembleia da República.
    Basicamente e ironicamente, enquanto o BE e o PCP continuarem a ser apenas partidos de protexto e de megafone estão a prejudicar aqueles que dizem defender e estão a ajudar a direita…

  3. Não deixa de ser relevante que os partidos da direita (até agora o PSD e o CDS) entendem-se sempre, enquanto os partidos da esquerda andam sempre ás turras. Confirma-se que o PCP (levando sempre a reboque o PEV) e o BE são apenas partidos de protesto incapazes de assumirem responsabilidades governativas, e a primeira vez que o fizeram foi contra-vontade e como esperado acabaram por arranjar vários pretextos para fugirem.
    Dizem defender os trabalhadores, os reformados, etc, mas incrivelmente ainda não perceberam que não conseguem defendê-los usando apenas um inútil e inofensivo megafone, quer o utilizem nas ruas ou na Assembleia da República.
    Basicamente e ironicamente, enquanto o BE e o PCP continuarem a ser apenas partidos de protesto e de megafone estão a prejudicar aqueles que dizem defender e estão a ajudar a direita…

  4. Mas afinal, Portugal é um país democrático baseado na Democracia Eleitoral ou Portugal é um país Aristocrático baseado sempre nas elites políticas e nos mesmos protagonistas políticos em que o Poder está nas mãos de poucos e sempre nos mesmos. Quem é o Bode Expiatório do Sistema Político de Portugal?

    • A Política é tão irritante e tão irracional que até chateia. E tudo que é irracional não é Eficiente e não estará correto. Em termos Económicos, e se ninguém quiser trabalhar ou se no Factor Trabalho poucos é que desejam estar ao serviço. Por exemplo, e se no entretanto, os Hospitais Públicos com equipamentos e com excelentes médicos e enfermeiros deixarem de ter doentes suficientes porque estão a ser atendidos nos Hospitais Privados? Para que serve o SNS? É só para pagar salários?!

  5. Portugal vai a caminho da pobreza extrema e do aumento das desigualdades sociais e económicas. Pobreza gera Pobreza. Corrupção gera Corrupção. Todos querem crescimento económico mas com o nível do salário real e com o endividamento da Economia Portuguesa, assim não vamos lá?

  6. A Alemanha…a Espanha… a Austrália… os EUA… todos os países estão a implementar a expansão de políticas de rendimentos para incentivar o Fator Trabalho e o Pleno Emprego dos factores de produção, levando ao aumento da Produtividade e da Produção interna… e multiplicando-se a oferta monetária na Economia real. Não é assim?

  7. Ou as sondagens estão viciadas ou o povo português está a ficar amorfo com uma total apatia pelo que de real se passa no país, só poderá ser uma das duas!

  8. Isto é política ao seu mais baixo nível com o apoio da comunicação social…. Um dia depois do presidente da República vir falar ao país espetam com uma sondagem… Não têm mais nada para divulgar ao país??? Quer dizer faltam 3 meses para as eleições!…. A menos que não se queira escrutinar o governo e ir a reboque das sondagens já se entende….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.