PRR. António Costa diz que verbas são “trampolim para ir mais além”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta segunda-feira que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são um “trampolim para ir mais além”, sobretudo para o Algarve, que tem sido penalizado na atribuição de fundos comunitários.

“Já chamámos de bazuca, que é uma vitamina, mas que eu acho que é mais, verdadeiramente, um trampolim, para podermos ir mais além do que teríamos a possibilidade de ir sem termos, efetivamente, esses recursos”, referiu.

Lembrando que o Algarve “há vários anos que tem sido penalizado” na transferência de fundos comunitários por, tal como Lisboa, ser considerada uma região “que já não é de convergência”, António Costa sublinhou que a verba contida no PRR “é uma oportunidade” para diversificar a base económica do Algarve.

“Se é para investir na aquacultura ou na agricultura, se é para investir no turismo ou se é para investir na indústria, ou se é para investir em qualquer outro tipo de atividade, essa é uma escolha que cabe aos algarvios”, sublinhou.

O secretário-geral socialista, que é também primeiro-ministro, falava em Faro, perante militantes e autarcas socialistas, na apresentação da moção de orientação política, que leva ao Congresso do PS, nos dias 10 e 11 de julho, intitulada “Recuperar Portugal, garantir o Futuro”.

“É um desafio enorme [a aplicação das verbas]. Nenhum de nós sozinho é capaz de o realizar. E não podemos desperdiçar esta oportunidade, porque as novas gerações não nos perdoarão se não utilizarmos bem cada um destes cêntimos que vamos ter disponíveis”, insistiu.

Para António Costa, por ter disponível, para além dos fundos comunitários “normais”, um programa de natureza extraordinária, Portugal tem “a obrigação e a responsabilidade” para “voltar a crescer, mais depressa e com mais ambição” do que anteriormente.

“Essa verba é uma verba que é uma oportunidade que dever ser utilizada para diversificar a base económica desta região para que esta seja mesmo uma região que crie mais emprego, 365 dias por ano, para aqueles que vivem no Algarve”, declarou.

No entanto, os investimentos têm de ser feitos “de forma a garantir o futuro”, aumentando o potencial produtivo e investindo na diversificação da base económica do país, avisou o líder socialista.

“É por isso que não é gastar por gastar. Não é fazer obra por fazer obra, nem despejar dinheiro por despejar dinheiro, não. É para fazer investimentos que transformem e permitam fazer diferente”, concluiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …