O exoplaneta mais próximo de nós pode ser “altamente habitável”

European Southern Observatory / Flickr

Conceito artístico da superfície de Proxima Centauri b em órbita da sua estrela

O exoplaneta, localizado a 4,2 anos-luz da Terra, poderá ser habitável devido à grande quantidade de água líquida na sua superfície.

Desde que o Proxima Centauri b foi descoberto em 2016, que os cientistas estão a tentar perceber se é capaz de sustentar vida. Agora, através da modelagem computacional usada para estudar as alterações climáticas, cientistas descobriram que este exoplaneta pode mesmo ser habitável

“A principal mensagem que podemos retirar das nossas simulações é que há uma boa possibilidade de o planeta ser habitável”, afirmou Anthony Del Genio, cientista planetário do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, à Live Science.

Proxima Centauri é uma pequena anã vermelha localizada a 4,2 anos-luz da Terra, sendo assim a estrela mais próxima do nosso Sol. Apesar desta proximidade, os cientistas ainda sabem muito pouco sobre o exoplaneta que a orbita a cada 11 dias, a não ser que tem uma massa de pelo menos 1,3 vezes a do nosso planeta.

O exoplaneta orbita na zona habitável desta estrela, o que significa que está à distância certa para receber luz estelar suficiente para manter a sua superfície acima da temperatura de congelamento da água. Porém, devido a esta proximidade, está bloqueado por marés gravitacionais, o que faz com que exiba sempre a mesma face para a estrela, algo semelhante ao que acontece entre a Lua e a Terra.

Estudos anteriores, publicados em 2016, apontavam que o lado sempre iluminado do exoplaneta estaria submetido a temperaturas muito altas (fazendo com que a água evaporasse), enquanto que o lado escuro seria extremamente frio (fazendo com que congelasse). Portanto, apenas uma área muito limitada do planeta poderia ter água líquida, um cenários que a equipa de investigadores chamava de “globo ocular da Terra”.

Mas as novas simulações efetuadas neste estudo, publicado no início de setembro na revista científica Astrobiology, foram muito mais esclarecedoras e incluem já um oceano dinâmico e circulante, capaz de transferir o calor de um lado do exoplaneta para o outro de forma muito eficaz.

Os investigadores também descobriram que os movimentos do oceano e da atmosfera combinam de tal forma que, “embora o lado da noite nunca veja a luz estelar, há uma faixa de água líquida que permanece em redor da zona equatorial”, diz Del Genio ao mesmo site.

O cientista compara esta circulação de calor aos climas costeiros como, por exemplo, a costa leste dos EUA que é mais quente do que deveria, porque a corrente do Golfo transporta água quente dos trópicos. Na Califórnia, pelo contrário, as correntes oceânicas trazem água fria do Norte, fazendo com que a costa oeste seja mais fria do que seria sem essa situação.

Os investigadores conduziram um total de 18 simulações diferentes, sendo que, em quase todos os modelos, o Próxima Centauri b acabou por ter um oceano aberto que persistiu em pelo menos alguma parte da sua superfície.

“Quanto maior a fração do planeta com água líquida, maior a probabilidade de haver vida lá e assim podemos encontrar evidências dessa vida com futuros telescópios”, explicou.

Em fevereiro de 2017, porém, uma outra investigação da NASA sugeria que o exoplaneta poderia não ser capaz de suportar vida devido às erupções estelares da anã vermelha.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia a todos presentes dessa redação, estou acompanhando via Sky Portal o Cometa 38P/Stephan-Oterma na Constelação de Órion. Através desse objeto na distância de 1,05lyª “Anos Luz” será possível ver a sua aproximação da Subestelar Anã Azul Topázio Hera na qual identifiquei como HD20180101PXHera no dia 01/01/2018 as 21:59 UTC-3 na primeira Superlua do ano novo.
    É três vezes maior que o Sol com 1³ de sua massa, média 4.200.000Km³ maior que a Estrela Anã Branca Sirius-A da Constelação de Cão Maior e Estrela Anã Azul Vegas da Constelação de Lira e pode ser evidenciada como o Planeta X após a Última Thule, ou seja, a última fronteira desconhecida sendo explorada por uma nave espacial. Hera pode ter sido uma gigante estrela de nêutrons em que por um período era mais próxima do Sol e foi se distanciando até se tornar uma Estrela Anã Azul, assim até perder sua energia atômica e se solidificar e tornar uma Subestelar Anã Azul Topázio, é muito rápida e contém helio, hidrogênio e oxigênio comprimido em giros rotacionais em velocidade supersônica, contém água congelada em gelo Ice7, granito, diamante oxidado, topázio entre outras rochas cristalizadas, pode até ser diretamente responsável pelo formação do muro de hidrogênio em grande concentração de extensão no espaço interestelar, mas há outro quatro objetos menores e uma Gigante Negra a ser observado entre as Constelações de Órion, Unicórnio, Cão Menor e Hidra Fêmea. Minha página em Estudos Astronômicos diante informe.
    Obrigado!

  2. Sinceramente o dinheiro que gastam nestas pesquisas da treta+ o gasto em armamento dava para limpar a poluição e reflorestar e cultivar todo o planeta terra e ainda sobrava dinheiro afinal a terra que tão mal tratamos é o único planeta que temos mesmo a certeza ser habitável.

  3. Bem, ao Aparecido digo o mesmo que o Valco: mete mais tabaco nisso!

    Ao José Fontoura meu reparo ao comentário desinformado. A Astronomia é a mãe das ciências, graças a ela temos matemática, física e muitas das invenções que vão permitir corrigir o que está mal no planeta. Vá ver qual a percentagem do gasto público mundial em pesquisa astronômica e verá que é irrisório.

    Do armamento, concordo. Não precisamos de tanto…. de Astronomia precisamos 10x mais!

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …