/

Proteção Civil dá como dominados todos os incêndios

1

www.Bombeiros.pt / Facebook

Apesar da melhoria quer no terreno, quer das condições meteorológicas, o alerta laranja vai manter-se para a maioria dos distritos, como forma de prevenção.

Os incêndios que lavravam na manhã desta quarta-feira em Portugal continental, como o de Vila Nova de Foz Coa, no distrito da Guarda, foram dados como dominados às 09h00, adiantou a adjunta nacional de operações Patrícia Gaspar, segundo o Diário de Notícias.

Todos os incêndios estão neste momento dominados. Quero também dizer que durante o dia de ontem – terça-feira – foram registadas 81 incêndios florestais que envolveram 1.994 operacionais, com o apoio de 587 meios terrestres e ainda 73 intervenções com meios aéreos”, adiantou ainda.

Patrícia Gaspar avançou que desde a meia-noite foram registadas 14 ocorrências que têm estado a “ser dominadas”.

Apesar da melhoria quer no terreno, quer das condições meteorológicas, a Proteção Civil vai manter o alerta laranja para a maioria dos distritos de Portugal continental. “Mantemos até ao final do dia de hoje o estado de alerta laranja exceto nos distritos de Aveiro, Porto e Viana de Castelo, que estão em alerta amarelo”, disse.

A adjunta nacional de operações avançou também que no combate às chamas durante terça e quarta-feira, a Proteção Civil tem mobilizados 35 grupos de reforços de todo o país, que estão sobretudo concentrados no Norte e Centro do país, bem como três equipas do posto de comando, dois meios aéreos e 58 operacionais de emergência que vieram de Espanha.

Patrícia Gaspar adiantou, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que para quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira está previsto um desagravamento meteorológico.

A responsável indicou que nos últimos dias foi mobilizado um número muito elevado de operacionais para os incêndios, sobretudo os de Alijó, Mangualde e os da Guarda.

“Apesar de estarem dominados, temos operações em curso que ainda vão ser prolongadas para o rescaldo, para a consolidação de perímetros e porque poderão ocorrer reativações pontuais e, obviamente, é importante que os meios se encontrem nos teatros de operações”, disse.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.