Proteção Civil dá como dominados todos os incêndios

www.Bombeiros.pt / Facebook

Apesar da melhoria quer no terreno, quer das condições meteorológicas, o alerta laranja vai manter-se para a maioria dos distritos, como forma de prevenção.

Os incêndios que lavravam na manhã desta quarta-feira em Portugal continental, como o de Vila Nova de Foz Coa, no distrito da Guarda, foram dados como dominados às 09h00, adiantou a adjunta nacional de operações Patrícia Gaspar, segundo o Diário de Notícias.

Todos os incêndios estão neste momento dominados. Quero também dizer que durante o dia de ontem – terça-feira – foram registadas 81 incêndios florestais que envolveram 1.994 operacionais, com o apoio de 587 meios terrestres e ainda 73 intervenções com meios aéreos”, adiantou ainda.

Patrícia Gaspar avançou que desde a meia-noite foram registadas 14 ocorrências que têm estado a “ser dominadas”.

Apesar da melhoria quer no terreno, quer das condições meteorológicas, a Proteção Civil vai manter o alerta laranja para a maioria dos distritos de Portugal continental. “Mantemos até ao final do dia de hoje o estado de alerta laranja exceto nos distritos de Aveiro, Porto e Viana de Castelo, que estão em alerta amarelo”, disse.

A adjunta nacional de operações avançou também que no combate às chamas durante terça e quarta-feira, a Proteção Civil tem mobilizados 35 grupos de reforços de todo o país, que estão sobretudo concentrados no Norte e Centro do país, bem como três equipas do posto de comando, dois meios aéreos e 58 operacionais de emergência que vieram de Espanha.

Patrícia Gaspar adiantou, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que para quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira está previsto um desagravamento meteorológico.

A responsável indicou que nos últimos dias foi mobilizado um número muito elevado de operacionais para os incêndios, sobretudo os de Alijó, Mangualde e os da Guarda.

“Apesar de estarem dominados, temos operações em curso que ainda vão ser prolongadas para o rescaldo, para a consolidação de perímetros e porque poderão ocorrer reativações pontuais e, obviamente, é importante que os meios se encontrem nos teatros de operações”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. dantes eram os comandos locais que dirigiam os trabalhos e apagavam os fogos com menos meios e mais depressa agora é Lisboa que dá ordens mesmo que o fogo seja no galheiro e nem conheçam o local.

RESPONDER

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …