Prostituição e tráfico de droga vão contar para o PIB britânico

As receitas geradas pela prostituição e pelo tráfico de droga no Reino Unido vão ser integradas no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e poderão aumentá-lo em 10 mil milhões de libras (12.3 mil milhões de euros).

O instituto de estatística britânico (ONS, na sigla em inglês) divulgou esta quinta-feira as suas estimativas, assentes em informação datada de 2009, e estima que a prostituição faça aumentar o PIB em 5,3 mil milhões de libras (6,5 mil milhões de euros) e o tráfico de droga em 4,4 mil milhões de libras (5.4 mil milhões de euros).

A consideração destas atividades ilegais no PIB está prevista nas regras europeias, com o objetivo de comparar as economias dos Estados-membros da União Europeia.

Para medir as receitas geradas pela prostituição, os estaticistas devem considerar o custo do aluguer dos locais da prostituição e as compras de preservativos e da ‘indumentária de trabalho‘.

O número de prostitutas no Reino Unido está estimado em 58 mil e o dos seus clientes semanais entre 20 a 30.

Quanto ao tráfico de droga, o ONS considera a produção e venda de ‘crack’, cocaína, heroína, cannabis, ‘ecstasy’ e anfetaminas.

Militantes que lutam contra a violência contra mulheres consideraram “inquietante” a avaliação financeira destas atividades.

Uma porta-voz da associação Eaves declarou-se “surpreendida e entristecida que estas atividades ilegais, estes delitos e abusos sejam consideradas como parte integrante do PIB”.

Mas o secretário de Estado para a Prevenção da Delinquência, Norman Baker, reafirmou o compromisso do governo britânico em lutar contra “os desgastes e a exploração causados pela droga e a prostituição”.

No Reino Unido a prostituição em si não é ilegal, mas as atividades comerciais na sua órbita, como os bordéis, são.

O PIB do Reino Unido em 2012 está estimado em 1800 mil milhões de euros – o de Portugal em 165 mil milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …

Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento …

Mais de 200 mortos em cheias de verão na China

Pelo menos 201 pessoas morreram, em julho e agosto, e 63 estão desaparecidas, na sequência de cheias em diferentes regiões da China, revelaram esta quarta-feira as autoridades chinesas. As vítimas mais recentes foram registadas numa região …

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

O Presidente dos Estados Unidos voltou nesta terça-feira a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em …