Propaganda pró-Putin. Reitor da Universidade de Coimbra despede professor russo

36

Paulo Novais / Lusa

A Universidade de Coimbra demitiu o professor e diretor do Centro de Estudos Russos, Vladimir Pliassov, após verificar que as atividades daquela unidade “estariam a extravasar” o âmbito letivo, foi hoje anunciado.

“Ao verificar que as atividades letivas do referido Centro de Estudos Russos estariam a extravasar esse âmbito [ensino exclusivo de língua e literatura russa], a reitoria determinou a cessação imediata do vínculo com o Professor Vladimir Pliassov”, afirmou hoje a Universidade de Coimbra (UC), numa nota de esclarecimento enviada à agência Lusa.

A confirmação da demissão foi primeiramente avançada pela rádio Renascença, após uma acusação por parte dos ucranianos Olga Filipova e Viacheslav Medvediev, que residem em Coimbra, num artigo de opinião publicado no Jornal de Proença e no Observador.

Os dois autores da denúncia acusam Vladimir Pliassov de “propaganda russa” na Universidade de Coimbra e de ser o principal representante em Portugal da fundação Russkiy Mir – instituição criada por Vladimir Putin e suportada pelo Governo russo, que apoiou a criação daquele centro de estudos e que tem como principal objetivo a promoção da língua e cultura russas.

Os dois “ativistas” acusam o diretor de utilizar símbolos conotados com a invasão do território ucraniano, como a fita de São Jorge – símbolo proibido em vários países na Europa de Leste. Além disso, disponibilizava, no centro de estudos, uma série de fotografias de jovens com cartas onde se lê que são do “Sul da Ucrânia” ou da “República Popular de Donetsk”, como “entidades geográficas separadas e válidas”, sublinhando que a Ucrânia não surge como “país uno” nessas fotografias.

Segundo a Universidade de Coimbra, com a invasão russa da Ucrânia, a instituição cessou o vínculo que tinha com a fundação Russkyi Mir, “que até dezembro de 2021 apoiava o ensino de língua e cultura russa no Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras”.

“Em respeito pelo povo e pela cultura da Rússia, após o corte dessa ligação contratual, o referido Centro de Estudos Russos foi mantido em funcionamento, com recursos próprios da UC, para ensino exclusivo de língua e literatura russa”, esclareceu.

Na mesma nota de esclarecimento, a Universidade de Coimbra salienta que é uma “instituição profundamente comprometida com os valores europeus e totalmente solidária com a Ucrânia no contexto da agressão russa”.

“A UC condenou e condena inequivocamente a invasão da Ucrânia pela Rússia. E desde o dia 24 de fevereiro de 2022 associou-se a iniciativas de recolha de donativos financeiros para apoiar deslocados e refugiados da guerra, disponibilizou o Estádio Universitário e os seus recursos para apoiar a sociedade civil no acolhimento dos que chegaram a Coimbra, integrou no seio da sua comunidade estudantes refugiados aos quais ministrou curso de língua portuguesa, e reforçou os laços de cooperação com a Universidade de Lviv”, vincou.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, admite a gravidade da situação. Em declarações à rádio Renascença, o reitor diz ter sido célere na adoção de medidas: “Assim que tomei conta do que se estava a passar dei indicações para a rescisão do contrato e, portanto, o contrato a esta hora deve já estar rescindido”.

“[Os ucranianos] podem estar descansados, não vai haver mais nada que dê qualquer tipo de apoio ao regime russo”, garantiu Amílcar Falcão.

Até ao momento, a agência Lusa não conseguiu obter esclarecimentos junto de Vladimir Pliassov.

ZAP // Lusa

36 Comments

  1. Era bom que mantivessem a consistência e despedissem todos os professores que branqueiam a invasão da Palestina por Israel há mais de 7 décadas.

    Uns invadem e são banidos, outros invadem e são premiados. Qual a diferença? A cor de pele das vítimas?

    Que bela hipocrisia que por aí anda, sim senhor.

    • Só pode ser o comentario de um comunista pró Putin , juntar alhos com bugalhos. A Russia está a invadir um pais para lhe conquistar território , uma guerra medieval, como já fez noutros locais, numa expansão imperialista que acusam os outros mas são eles que a aplicam. O mesmo se passa com todos as outras desculpas, desde o nazismo a tudo o resto. Existe um ideologia comunista que consiste em acusar os outros daquilo que eles são ou fazem. Em Israel existe um povo massacrado pelos nazis, espoliado do sua terra , mas que após a segunda guerra mundial tiveram direito a ela, como outros paises na europa e no mundo viram fronteiras defenidas ou alteradas por causa desse conflito. Depois não esqueça que uma coligação de paises arabes tentaram acabar com Israel numa guerra que acabaram perdendo , perdendo algum território. Depois o que se assiste são terroristas a matar israelitas, e não só porque a mesma guente que mata israelitas mataram muitas outras nacionalidades durante largos anos , incluside centenas de europeus , inclusive em derrube de aviões. Por isso olhe ao espelho antes de chamar hipocritas a outros , os comunistas são os maiores hipocritas que existem e nem vale a pena descrever os motivos pois são inumeros e obvios , começando pela defesa das ditaduras como Russia, Venezuela, Cuba, China, Coreia do Norte, se é tão bom vão viver para lá, deixem estas democracias que nada valem, e se quiserem ser coerentes vão-seentregar para cumprir pena de cadeia, pois nos paises que defendem, quem fala contra Putin e o poderinstalado vai preso, mesmo que fale a verdade, se aqui são da oposição e acham essa solução tão boa vão para a cadeia por serem opositores… Hipócritas .

      • Excelente e realista comentário! Os comunas que andam por aqui, leiam e reflitam bem.

      • Amigo Carlos nem acrescento uma virgula á sua resposta bem falado como bem escrito, porque há pessoas tão burras que cospem no prato onde comem e bem em paz e saúde e ar condicionado e ainda têm a liberdade de escrever como esse palhaço ignorante, sim porque eu também tenho liberdade de expressão. Lá já estava a pedir para voltar para o nosso Portugal, ou seja quem se manifesta contra nós, por mim eram enviados para lá, abraço caro Carlos continue a ensinar liberdade e democracia, obrigado.

      • O Sr. Carlos vive no mundo fantasia da propaganda dos “factos alternativos”… ou se calhar e’ um dos propagandistas que pensam que somos todos tolos e ignorantes.

        Quem massacrou os judeus foram os NAZIS, nao foi o povo palestiniano; Se a questao era compensar os judeus com uma patria, porque nao lhes deram um bocado da Alemanha? Expulsar o povo palesteniano que la’ vivia, para se instalar por “direito divino” um Israel nas casas deles? So’ este arrazoado tonto e mentiroso chega para mostrar a hipocrisia destes “criticos” a Putin pela invasao da Ucrania.

        JA percebemos que aqui pululam os saudosistas do Salazar e do fascismo. Mas nao pensem que o vosso bullying nos intimida. A VERDADE e’ mais forte que as vossas mentiras.

        Se o criterio para culpar Putin e a Russia, e’ ter invadido um outro Pais, entao nao se esconda com demagogia da verborreia anti-comunista primaria, que nao vem a proposito de NADA do que disse, e muito bem, o Tiago Martins. Entao, tem de condenar e proibir os professores que fazem propaganda da cultura USA, que invadiram o Vietnam, o Iraq, o Panama’, para nao falar de invadir e desemembrar a Jugoslavia.

        Aqueles que, como eu, NUNCA apoiaram o Oligarca Putin, nao precisam de dar cambalhotas : agora, criticamos quem invade, como SEMPRE fizemos com as outras invasoes.

        Mas e’ claro, quem andava aos beijinhos ao Putin eram os trumpistas e os neo-fascistas Le Pen, etc, etc. Agora, querem mostrar-se fanaticos anti-Putin, misturando de resto tudo, na vossa bocalidade demagogica e tonta: a Russia de Putin nasceu de DESTRUIR o comunismo, nao e’ “comunista”. Eis a demonstracao final da “qualidade” dos “argumentos” dos fascistoides que aqui pululam.

    • Qual invasão? Os Palestinianos é que atiram lá para dentro. Querem fogo, então não se queixem. São árabes, é um problema.

    • Tiago, cuidado que os “saudosistas do salazar”, fazem como ele e volta e meia, andam por aqui a chamar “comunistas” a quem “mexer nas feridas”! Realmente a hipocrisia abunda por aqui, com argumentos mentecaptos!!! Ressabiados!

  2. O Reitor da Universidade de Coimbra tem uma peculiar ideia do que é a democracia e a liberdade de expressão. Portugal não está em guerra com a Rússia e mantém relações diplomáticas com a Federação Russa. Como é possível limitar o direito de um russo – ou de um português – de defender a política russa, mesmo que esta esteja errada? Que liberdade é esta, pela qual dizem que se está a combater na Ucrânia?…

    • Por alguns motivos ele é o Reitor e tu não és ninguém. O teu texto só vem ilustrar essas diferenças de estofo.

      • Fui professor universitário mais de 25 anos e sempre ouvi os meus colegas defenderem todo o tipo de ideias e sistemas nas suas aulas, estando entendido que os estudantes tinham todo o direito de discordar e debater essas ideias com o professor e com os colegas. É esse o objetivo de uma universidade, estimular os estudantes a pensarem e a ouvirem as mais diversas ideias. A liberdade é isso.

      • A escrever e pensar desse modo deves ter sido professor onde o Sócrates se formou ao domingo. Só pode

      • Portanto tu, professor universitário e amigo da liberdade de expressão, não terias qualquer problema que um Hitler ou um Putin fossem professores dos teus filhos na universidade, para poderem partilhar com os seus alunos as suas ideias vanguardistas.

      • Se estivessem habilitados a ensinar, porque não? A mesma coisa para o André Ventura…

      • Começas bem o dia. Ainda nem é meio-dia e já estás nesse estado. Vais estar bonito ao final da tarde.

      • Foste professor universitário, foste. Olha que as tabernas ainda não são universidades

    • O bicho pode defender o que lhe apetecer; só não pode usar a UC para espalhar propaganda patrocinada pelos terroristas do Kremlin!!
      O gajo pode continuar com as teorias fabricadas pela ditadura russa à vontade; mas desta vez sem as disfarçar de “estudos”!…

    • Nuno, já viu como um inergúmero lhe consegue vir aqui publicamente dizer que “não és ninguém”?! São as vantagens dos parasitas que só insultam, porque os 2 neurónios que possuem, não lhes permite argumentar alguma coisa com um mínimo de substância!!! Que miserável!

  3. Um cidadão português, um professor catedrático foi acusado por 2 ucranianos. Sem qualquer investigação, sem a oportunidade de recursos legais (tipo suspensão até esclarecer a situação), o vínculo laboral de um cidadão português com descendência russa foi terminado. Que imparcialidade!
    Há umas semanas atrás 2-3 raparigas acusaram um outro professor por abuso sexual. Ele ficou despedido logo?

  4. Há indivíduos que deitam labaredas vermelhas pelos olhos, pois veem tão mal. Negar que os Israelitas invadiram um território que não era deles e comparar o que não é comparável, pois os russos estão a invadir territórios onde só existe ucranianos que só falam russo e que estavam a ser dizimados pelo batalhão AZOV, por essa mesma razão. Conhecer a realidade Ucraniana e russa dava muito jeito para perceber a contenda. Há imensos Russos que nasceram na Ucrânia e vice-versa porque ainda há pouco tempo eram o mesmo país. E para quem é anticomunista, fica a saber que foram os comunistas ucranianos que forçaram a independência da Ucrânia em relação à Rússia, no principio dos anos 90. A politica económica do Putin á contrariada pelos comunistas russos, a segunda força politica da Rússia. O Putin é um ditador, mas não é pior do que zelensky, pois este, como ditador que é, eliminou todos os partidos da oposição. Venha o diabo e escolha. O problema também está em o Zelensky ser testa de ferro dos EUA e dos bananas da UE, no teatro mundial de influências. O povo dos dois lados é que sofrem com estes dois imbecis no comando das operações e que só interessa aos países que produzem armamento e que nem pensem em ceder um ao outro para poder estabelecer a paz. Como é possível alguém acreditar que a Ucrânia possa vencer uma guerra com a Rússia. Só mentecaptos.

    • O José não conhece a realidade que comenta. Os judeus não invadiram um território que não era deles. Ainda antes do tempo dos Romanos já a Palestina tinha inúmeros reinos judaicos. Espero não estar a dar-lhe nenhuma novidade!!! É uma questão histórica, conhecida por todos. Espero que este facto não seja para si novidade. Seria grave! Portanto, o seu discurso é o discurso típico de quem mistura alhos com bugalhos e nada compreende. Provavelmente, o resultado de muito tempo passado no facebook e outros locais menos aconselháveis.
      Quanto à guerra da Ucrânia, para além de não ter qualquer razão de ser, a não ser a vontade de Putin em recuperar a área geográfica da ex-URSS, tem vindo a ser ganha pela Ucrânia. Não se esqueça que o exército russo tomou logo nos primeiros dias o aeroporto de Kiev. Nesse mesmo período tentou matar Zelensky. Perdeu o aeroporto e não conseguiu eliminar Zelensky. Depois tentou tomar Kiev. Fica para a história os kms e kms de carros de combate russos destruídos às portas da capital. Milhares e milhares de mortos russos nesse processo. Mais tarde foram corridos de Kerhson e de Karhkiv. E agora começam a ser corridos de Bahkmut. A Rússia, que chegou a estar às portas de Kiev, está agora somente junto à sua fronteira. Foram tomar balanço? Fica a dúvida.

  5. O Sr. Carlos vive no mundo fantasia da propaganda dos “factos alternativos”… ou se calhar e’ um dos propagandistas que pensam que somos todos tolos e ignorantes.

    Quem massacrou os judeus foram os NAZIS, nao foi o povo palestiniano; Se a questao era compensar os judeus com uma patria, porque nao lhes deram um bocado da Alemanha? Expulsar o povo palesteniano que la’ vivia, para se instalar por “direito divino” um Israel nas casas deles? So’ este arrazoado tonto e mentiroso chega para mostrar a hipocrisia destes “criticos” a Putin pela invasao da Ucrania.

    JA percebemos que aqui pululam os saudosistas do Salazar e do fascismo. Mas nao pensem que o vosso bullying nos intimida. A VERDADE e’ mais forte que as vossas mentiras.

    Se o criterio para culpar Putin e a Russia, e’ ter invadido um outro Pais, entao nao se esconda com demagogia da verborreia anti-comunista primaria, que nao vem a proposito de NADA do que disse, e muito bem, o Tiago Martins. Entao, tem de condenar e proibir os professores que fazem propaganda da cultura USA, que invadiram o Vietnam, o Iraq, o Panama’, para nao falar de invadir e desemembrar a Jugoslavia.

    Aqueles que, como eu, NUNCA apoiaram o Oligarca Putin, nao precisam de dar cambalhotas agora: criticamos quem invade, como SEMPRE fizemos com as outras invasoes.

    Mas e’ claro, quem andava aos beijinhos ao Putin eram os trumpistas e os neo-fascistas Le Pen, etc, etc. Agora, querem mostrar-se fanaticos anti-Putin, misturando de resto tudo, na vossa bocalidade demagogica e tonta: a Russia de Putin nasceu de DESTRUIR o comunismo, nao e’ “comunista”. Eis a demonstracao final da “qualidade” dos “argumentos” dos fascistoides que aqui pululam.

  6. Caros José Silva e Anti obscurantista,

    É escusado deixar comentários esclarecidos neste sítio.
    Pode até ter consequências imprevisíveis.
    O obscurantismo e a ignorância prevalecem. Aqueles que são os vociferes defensores dos valores democráticos ocidentais (como é o meu caso) vão ser os primeiros a violá-los, desde que a causa seja da sua simpatia (lá por que razões, não sei)
    O mundo está a ir na direcção dos mentecaptos. É uma verdadeira regressão civilizacional.
    Lamentável.
    “já se avistam, à distância, os ‘cornos’ das ‘bestas’ que lá veiem”
    Quando lhes ouvirmos os ‘chocalhos’ já sabemos que vamos levar com eles.
    Boa sorte para a humanidade…

    • Ó Thomas… não há forma mais educada de pôr a questão. Olha , vai ler qualquer coisa, abre os olhos, não comas tanta palha das redes sociais e depois volta cá.

  7. Deixe-me ver se percebi bem o que se passou. Uma senhora ucraniana com a bandeira da Ucránia à vista para o pais todo através das televisóes denunciou um senhor russo de ter algures uma bandeira da Rússia. Acontece que o senhor é um professor da lingua e literatura russa numa universidade portuguesa. Escusado de perguntar, que bandeira deveria ou poderia aparecer quando se ensina a cultura russa? A da Zimbabwe? Apesar do absurdo evidente a qualquer pessoa capaz de raciocinar, a mais antiga universidade do pais e uma das mais antigas universidades da Europe decidiu premiar rapidamente a denunciante despedindo o professor sob um pretexto político de propaganda que este supostamente estava a fazer. Deixando à parte a linda e sem fundo palavra “propaganda”, capaz de englobar seja o que for dito ou feito, o que foi que aconteceu é que a Universidade de Coimbra, que celebrou há pouco os seus 733 anos, num piscar de olhos recuou de 800 arrastando nos todos para os tempos de escuridão medieval da denúncia e caça às bruxas, com as televisões e comentadores por encomenda a dirigir a bacchanalia. Como se não existissem os descobrimentos, o renacsimento, o iluminismo, a Liberté-égualité-fraternité, já sem falar do 25 de Abril.

    Muitos paises europeus já perceberam dos perigos da ucrainização da sua vida interna que traz consigo uma atmosfera mortífera de caça às bruxas e de ódio projectado da esfera política para as pessoas. Em Portugal, como é o costume, ainda não chegamos lá. Por isso, só nos resta esperar que o sono da razão não irá demorar outros 800 anos, com as denúnias medievais, inquisições e cruzadas à solta.

    E não tenhamos ilusões – peranta à inquisição não há inocentes. O sono da razão faz nascer monstros.

      • Ó Nuno, tu conheces o Goya e o Thomas? É que a vossa cassete do disparate é a mesma. Isso é da escola do PCP? Eles metem-vos isso na cabeça ainda em pequenos?

      • Acho que a Maria Vieira nunca achou normal que Hitler pudesse ser professor. Estes gajos defendem essa possibilidade.
        É sempre triste ver tanta pobreza de espírito concentrada em tão poucos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.