Programador alerta para “fragilidade de segurança” do Cartão de Cidadão online

A renovação do Cartão de Cidadão online está disponível desde o dia 20. Apesar da facilidade do processo, o programador João Pina apontou algumas fragilidades.

A pressão sobre os serviços do Estado tem estado elevada nos últimos tempos, especialmente nas Lojas de Cidadão. Neste contexto, a renovação do Cartão de Cidadão online parece a alternativa mais fácil e inteligente. Esta funcionalidade está disponível desde o dia 20 de junho e promete aliviar as filas de espera.

João Pina, um dos programadores portugueses mais respeitados, renovou o seu Cartão de Cidadão e contou ao DN Insider como foi toda a sua experiência.

“Fiz tudo no telemóvel, usando a Chave Móvel Digital, a que já tinha aderido há uns meses”, explicou. O processo funcionou bem e pareceu-lhe simples: “Tudo correu como era expectável e correu bem”.

No entanto, o programador sublinhou que só o facto de “apenas deixar receber a confirmação do processo por SMS é uma fragilidade de segurança”.

Além disso, “a escolha do local de levantamento devia ter mais informações – dão uma lista com os acrónimos dos locais e eu não sei (nem tenho de saber) onde fica cada um”. Também “devia ter um mapa ou algo associado para ser mais fácil escolher onde queremos levantar o Cartão de Cidadão”, remata.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro.

De acordo com o Governo, permite também que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar eletronicamente e de forma segura documentos em vários formatos.

Já é possível já usar a Chave Móvel Digital em vários serviços: no ePortugal; Instituto dos Registos e Notariado, I.P.; Segurança Social; Autoridade Tributária e Aduaneira; Portal SNS; Millennium BCP; Novo Banco; IMT; Registo Criminal Online; Activobank; ADSE; EDP Comercial; entre outros.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • exactamente….
      fiquei sem perceber qual é a fragilidade de segurança…
      “apenas receber a confirmação por sms” ??? isto é uma fragilidade de segurança?
      por amor de deus…
      Além de que a renovação online já estava disponível antes, não era para todos as faixas etárias, mas já se podia fazer!

      • Sim, o envio de códigos de confirmação via SMS é uma falha de segurança, pois as mesmas são facilmente interceptadas e as mensagens SMS são enviadas sem qualquer tipo de encriptação. É por isso que a maioria dos bancos internacionais tem vindo a desistir do envio de códigos de segurança por SMS…

  1. Agradecido pelo artigo, muitíssimo esclarecedor, pelo alerta do alegado especialista informático e alguns comentadores de… Sofá
    Se algo feito no estrangeiro, até o ku, lambiam.

RESPONDER

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …