Programador alerta para “fragilidade de segurança” do Cartão de Cidadão online

A renovação do Cartão de Cidadão online está disponível desde o dia 20. Apesar da facilidade do processo, o programador João Pina apontou algumas fragilidades.

A pressão sobre os serviços do Estado tem estado elevada nos últimos tempos, especialmente nas Lojas de Cidadão. Neste contexto, a renovação do Cartão de Cidadão online parece a alternativa mais fácil e inteligente. Esta funcionalidade está disponível desde o dia 20 de junho e promete aliviar as filas de espera.

João Pina, um dos programadores portugueses mais respeitados, renovou o seu Cartão de Cidadão e contou ao DN Insider como foi toda a sua experiência.

“Fiz tudo no telemóvel, usando a Chave Móvel Digital, a que já tinha aderido há uns meses”, explicou. O processo funcionou bem e pareceu-lhe simples: “Tudo correu como era expectável e correu bem”.

No entanto, o programador sublinhou que só o facto de “apenas deixar receber a confirmação do processo por SMS é uma fragilidade de segurança”.

Além disso, “a escolha do local de levantamento devia ter mais informações – dão uma lista com os acrónimos dos locais e eu não sei (nem tenho de saber) onde fica cada um”. Também “devia ter um mapa ou algo associado para ser mais fácil escolher onde queremos levantar o Cartão de Cidadão”, remata.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro.

De acordo com o Governo, permite também que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar eletronicamente e de forma segura documentos em vários formatos.

Já é possível já usar a Chave Móvel Digital em vários serviços: no ePortugal; Instituto dos Registos e Notariado, I.P.; Segurança Social; Autoridade Tributária e Aduaneira; Portal SNS; Millennium BCP; Novo Banco; IMT; Registo Criminal Online; Activobank; ADSE; EDP Comercial; entre outros.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • exactamente….
      fiquei sem perceber qual é a fragilidade de segurança…
      “apenas receber a confirmação por sms” ??? isto é uma fragilidade de segurança?
      por amor de deus…
      Além de que a renovação online já estava disponível antes, não era para todos as faixas etárias, mas já se podia fazer!

      • Sim, o envio de códigos de confirmação via SMS é uma falha de segurança, pois as mesmas são facilmente interceptadas e as mensagens SMS são enviadas sem qualquer tipo de encriptação. É por isso que a maioria dos bancos internacionais tem vindo a desistir do envio de códigos de segurança por SMS…

  1. Agradecido pelo artigo, muitíssimo esclarecedor, pelo alerta do alegado especialista informático e alguns comentadores de… Sofá
    Se algo feito no estrangeiro, até o ku, lambiam.

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …