/

Programa escolar do Luxemburgo vai incluir Português

wwworks / Flickr

-

O ensino de Português é considerado uma “mais-valia” pelo Governo do Luxemburgo e vai fazer parte do boletim escolar do país a partir do próximo ano letivo, anunciou hoje o ministro da educação, Nuno Crato.

A certificação do ensino de Português, que faz parte do plano de ação para o desenvolvimento da língua materna dos alunos de origem portuguesa, no Luxemburgo, acordado entre o Instituto Camões e o Ministério da Educação do Grão-Ducado, é um dos pontos da declaração conjunta assinada esta terça-feira entre os dois países, no final de uma visita de dois dias de Nuno Crato ao país.

“O ministro da Educação do Luxemburgo mostrou-se muito favorável ao ensino do português nas escolas e considera que é mais uma competência e uma mais-valia para os alunos portugueses”, disse Nuno Crato.

Em declarações à Lusa, o ministro da Educação do Luxemburgo sublinhou a importância da língua materna para a aprendizagem de outros idiomas e elogiou os esforços feitos por Portugal na organização dos cursos de língua portuguesa para os imigrantes portugueses no país.

“Portugal investe muito no sucesso escolar destes alunos. Temos todo o interesse em facilitar a utilização do português nas escolas”, disse Claude Meisch, sublinhando que a língua portuguesa “é a sexta mais falada no mundo, e seria uma pena para os alunos lusófonos perdê-la ou não a cultivar”.

Na declaração conjunta assinada hoje na cidade do Luxemburgo, os ministros acordaram ainda o reforço da cooperação universitária entre os dois países, nomeadamente “através da mobilidade de estudantes e professores”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.