E que tal ser encantador de polvos? Ou mergulhar para ir buscar bolas de golfe? Ou a mais cansativa de todas: dormir. Todas são profissões.
O mundo evolui, as pessoas evoluem. As profissões também têm o direito de evoluir.
A Growthmentor enviou ao ZAP exemplos de pessoas que converteram a sua paixão numa fonte de rendimento – mesmo que isso inclua profissões invulgares, estranhas, surpreendentes.
Mas Alex Bennett, perito em mentoria na Growthmentor, comenta: “Mesmo a profissão mais bizarra é digna, se ela contribui para a sociedade e é exercida com paixão”.
Então vamos à lista.
Encantador de polvos: biólogo marinho que passa o dia a entender o comportamento e as formas de comunicação dos polvos.
Sexador de galinhas: determina o sexo das galinhas – uma função vital na indústria avícola. Tem que ser bom observador e muito rápido.
Dorminhoco profissional: “e esta, hein?”.
Participa em estudos nos quais a sua função é…dormir.
Degustador de comida para animais de estimação: bom apetite.
Mergulhador de bolas de golfe: é uma forma diferente de fazer natação ou mergulho. Ir lá abaixo procurar as bolas dentro dos lagos (e pode demorar horas).
Artista de retratos em cinzas: sim, um pouco mórbido. Mas são artistas que criam quadros a partir das cinzas dos defuntos. É uma homenagem, até.
Cuidador de avestruzes: porque precisam de vigilância constante? Porque as avestruzes costumam engolir objectos perigosos.
Testador de escorregas de água: para se saber se um escorrega é perigoso, é preciso alguém ir lá experimentar.
Coleccionador de minhocas: só se trabalha à noite, deveria receber o dobro. Depois vende as minhocas a jardineiros e pescadores.
Avaliador de cheiros: alguém tem de o fazer, antes de os desodorizantes ou perfumes aparecerem no mercado.