Profissionais de saúde estudam aumento significativo da diabetes em Portugal

A diabetes afeta perto de um milhão de portugueses e a pré-diabetes atinge cerca de três milhões, um aumento significativo que vai ser discutido a partir de quinta-feira por mais de 150 profissionais de saúde em Olhão.

Os dados são do Observatório Nacional da Diabetes e vão ser refletidos durante a 11.ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Segundo o organizador do evento, Carlos Godinho, a crise económica vivida em Portugal, nos últimos anos, “trouxe um acréscimo da diabetes” porque as pessoas ao terem menos poder de compra optam por alimentos de fraco valor nutricional que favorecem a obesidade.

“A crise ajudou os portugueses a alargarem o cinto. Não a apertar mas sim a alargar o cinto porque engordaram devido a uma má alimentação e esse é um dos fatores associados ao aumento da diabetes”, disse à Lusa aquele responsável.

O aumento da diabetes tipo 2 nas crianças e nos jovens até aos 20 anos é fator de preocupação que integra os tópicos desta reunião assim como a diabetes gestacional e a educação terapêutica.

O conceito de educação terapêutica consiste em dotar o doente de conhecimentos suficientes para que o próprio possa gerir a sua doença.

Carlos Godinho explicou que a educação terapêutica pode ser aplicada aos diabéticos e pode influenciar na história natural da doença e até ajudar a prevenir o aparecimento de complicações.

Os profissionais de saúde pretendem que a prevenção da diabetes possa envolver toda a sociedade portuguesa.

“A diabetes é um problema de todos. Da classe médica e dos profissionais de saúde em geral, mas também da população e das autoridades de uma forma geral”, observou dando como exemplo as autarquias que podem apostar na criação de espaços ao ar livre onde a população possa praticar exercício físico.

Combater os hábitos sedentários e incentivar bons hábitos alimentares são vitais para a prevenção da diabetes e também na sua gestão após diagnóstico.

A 11.ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna decorre em Olhão, distrito de Faro, até 22 de outubro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Combater os hábitos sedentários e incentivar bons hábitos alimentares são vitais sim. Combater fortemente o consumo de açucare branco em tudo e o pão branco de trigo.

RESPONDER

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …