Professores marcam greve nacional para 11 de dezembro

Rodrigo Antunes / Lusa

A Fenprof anunciou, esta sexta-feira, a marcação de uma greve nacional para 11 de dezembro de educadores de infância e de professores do ensino básico e secundário, que engloba tanto o ensino presencial como à distância.

O anúncio foi feito, esta sexta-feira, depois de uma delegação da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) se ter dirigido à residência oficial do primeiro-ministro para “expor a situação que se vive na educação, formalizar a entrega de pré-aviso de greve, mas, também, fazer um último esforço destinado a abrir vias de diálogo”.

“Face à situação a que se chegou, não resta alternativa que não seja o recurso à greve, como forma de protesto, mas, também, de exigência de diálogo, negociação e soluções para os problemas concretos”, afirma a Fenprof em comunicado.

A estrutura sindical indica que este pré-aviso de greve cobre todo o território nacional e abrange todos os docentes, “independentemente de o serviço que lhes esteja atribuído ser letivo ou não letivo, e ocorra em regime presencial ou a distância”.

Na semana passada, a Fenprof já tinha ameaçado com esta greve. Na altura, quase 90% dos professores que tinham sido consultados consideravam que era necessário avançar na luta devido a problemas relacionados com a situação socioprofissional, de carreira e das condições de segurança e sanitárias nas escolas, devido ao contexto de pandemia.

A Fenprof considera que a situação pandémica nas escolas está a agravar-se e acusa o Ministério da Educação de querer “ocultar a realidade das escolas”, não realizando rastreios nos estabelecimentos de ensino.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É muito meritório ser-se professor. Contudo, quantos não há que “conseguindo” atestados médicos prolongados, levam à contratação de eventuais para, depois, voltarem ao trabalho por um período escasso e, novamente, se recorrer a eventuais? Para estes o caminho deveria ser um e apenas um: RUA! Quando é que o Ministério da Educação faz uma auditoria às escolas para “tratar da saúde” aos doentinhos assíduos?

RESPONDER

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas. Seguem-se os profissionais dos setores privado e social

Os profissionais de saúde dos serviços prioritários de hospitais do setor privado e social começam a ser vacinados esta sexta-feira, dia em que o Ministério da Saúde revelou que já foram vacinadas mais de 100 …

Detetados em Portugal 101 casos de mutilação genital feminina em 2020

Os profissionais de saúde detetaram 101 casos de mutilação genital feminina em 2020, num ano em que os serviços foram afetados pela pandemia, mas mesmo assim prosseguiram sensibilizados para este crime, que obteve recentemente a …

CMVM fez seis comunicações à Polícia Judiciária no caso Luanda Leaks

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse, esta sexta-feira, que a entidade fez seis comunicações à Polícia Judiciária (PJ) no âmbito do caso Luanda Leaks. "Houve seis comunicações à Unidade de Investigação …

Impeachment na Dinamarca. Ex-ministra vai ser julgada por ter separado casais de refugiados menores

A ex-ministra da Imigração da Dinamarca Inger Stojberg, conhecida pela sua postura rígida nessa função, está a enfrentar um julgamento de impeachment por ordenar ilegalmente a separação de casais menores de idade que procuram asilo. De …

"Depende de todos nós". Marcelo espera que confinamento não ultrapasse um mês

O Presidente da República e recandidato ao cargo espera que o atual confinamento, com dever geral de recolhimento e encerramento de um conjunto de atividades, não ultrapasse um mês. "Esperamos que não ultrapasse um mês, mas …

Supremo sul-coreano confirma condenação da ex-Presidente Park Geun-hye

Esta quinta-feira, o Supremo Tribunal da Coreia do Sul confirmou a pena de prisão de 20 anos para a ex-Presidente Park Geun-hye, acusada de corrupção e abuso de poder. O Supremo Tribunal da Coreia do Sul …

Ventura evocou legado de Sócrates, em Castelo Branco, "o símbolo do que não deve ser a política"

André Ventura esteve em Castelo Branco, que diz que "pode bem ser o símbolo do que não deve ser a política em Portugal", evocando o legado de José Sócrates na região. Em contrarrelógio, André Ventura fez …

#VermelhoemBelem. Ventura criticou os "lábios muito vermelhos" de Marisa e nasceu uma onda de apoio à bloquista

O batom vermelho de Marisa Matias não agrada ao líder do Chega. André Ventura fez um comentário depreciativo sobre a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda e o Twitter pintou-se de vermelho em forma de …

Pfizer atrasa entrega de vacinas na Europa para melhorar produção

O laboratório norte-americano advertiu para uma quebra, "a partir da próxima semana", nas entregas das vacinas anti-covid na Europa, com vista a melhorar a sua capacidade de produção. "Recebemos esta mensagem hoje um pouco antes das …

Cabrita, Van Dunem e Temido. Metade dos portugueses quer uma remodelação no Governo

Metade dos portugueses (52%) defende que deve ser levada a cabo uma remodelação no Governo, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã. Segundo a mesma pesquisa …