O antigo árbitro português Pedro Proença admitiu ter errado ao validar um golo de Maicon ao Benfica, na época 2011/12. O golo do central brasileiro valeu a vitória ao Porto.
O atual presidente da Liga e antigo árbitro de futebol, Pedro Proença, esteve esta semana no Congresso da Confederação da Indústria de Portugal (CIP), no qual foi questionado sobre a sua decisão no golo decisivo de Maicon numa vitória do FC Porto por 2-3, em casa do SL Benfica.
“Se tivesse VAR, de certeza, não tinha cometido esse erro”, disse Proença, citado pelo jornal ABOLA, admitindo o erro na decisão. O jogo foi disputado na época 2011/12 e, na altura, o golo do central brasileiro aos 87 minutos valeu o triunfo aos ‘dragões’ no Estádio da Luz.
Na sequência de um livre batido por James Rodríguez, Maicon antecipou-se ao então guarda-redes ‘encarnado’ Artur Moraes e deu a vitória aos visitantes. O central estava em posição irregular e, numa altura em que não havia vídeoárbitro, o lance foi muito contestado pela estrutura benfiquista.
“Pedro Proença diz e muito bem que se na altura tivesse o apoio do VAR não teria validado o golo de Maicon. Pena que não tenha esclarecido os adeptos do futebol se também mudaria de opinião se o VAR o tivesse ajudado a ver o penálti de Cardozo, cometido minutos antes”, escreveu, em resposta, o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques.
“Para que todos possam constatar que, ao contrário da propaganda, não houve só um erro, mas sim dois. Com o resultado em 2-2 e na sequência de um canto, Cardozo joga a bola com os dois braços, numa grande penalidade clara“, continuou.
“Seis minutos mais tarde Maicon marca de forma irregular, no segundo erro grave, um para cada lado. A propaganda ainda fala apenas e só neste lance e propositadamente esquece o outro, como esquece o facto do mesmo Pedro Proença ter sido barbaramente agredido no Colombo”, finalizou o diretor de comunicação portista.
Além disso, Francisco J. Marques ainda publicou uma série de tweets com erros de arbitragem que prejudicaram os ‘dragões’ em outras partidas.
…..a comentar um caso ocorrido há 7/8 anos atrás ??!! ……até parece que neste espaço de tempo os coitadinhos dos galináceos teem sido sempre prejudicados…..vão apanhar juizo…….ou apanhar num sítio que não digo…