Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos do que o que  é recomendado por alguns especialistas.

As descobertas “são motivo de preocupação” e destacam uma ameaça potencial à saúde dos recém-nascidos, afirmam os autores do estudo.

“O estudo mostra que a contaminação do leite materno por PFAS é provavelmente universal nos Estados Unidos e que esses produtos químicos prejudiciais estão a contaminar o que deveria ser o alimento perfeito da natureza”, refere Erika Schreder, co-autora do estudo.

As substâncias de polifluoroalquilo, são uma classe de cerca de 9.000 compostos que são usados para fazer produtos como embalagens de alimentos, roupas e carpetes resistentes à água e manchas. São também conhecidos por serem “substâncias químicas eternas”, porque não se decompõem naturalmente.

Os PFAS estão ligados a doenças como cancro, defeitos congénitos, doenças do fígado, doenças da tiroide, espermatozóides em queda e uma série de outros problemas de saúde graves, recorda o The Guardian.

O estudo revisado por pares, publicado no jornal Environmental Science and Technology, encontrou PFAS no leite em níveis bastante altos.

Atualmente, não há padrões para PFAS no leite materno, mas a organização de defesa da saúde pública Environmental Working Group coloca a sua meta na mesma que é estabelecida para a água potável.

Embora os investigadores estejam preocupados com as descobertas, os recém-nascidos são seres bastante difíceis de estudar, como tal não houve uma análise completa de como o PFAS os pode afetar, explicou Sheela Sathyanarayana, co-autora do estudo e pediatra da Universidade de Washington.

No entanto, a especialista acrescentou que estudos com adultos e crianças mais velhas mostraram uma ligação entre os produtos químicos e os distúrbios hormonais, sugerindo que os PFAS prejudicam o sistema imunológico, o que pode ser especialmente problemático para os bebés.

Apesar de o estudo ter verificado um tamanho de amostra relativamente pequena, percebeu-se que a contaminação afetou agrupamentos socioeconómicos e geográficos, o que é “o que torna a questão tão difícil num nível individual”, referiu Sathyanarayana.

A pesquisa também vai contra a alegação da indústria química de que a sua nova geração de PFAS, que ainda está em uso, não se acumula em humanos.

As evidências sugerem ainda que o problema só tem tendência a piorar.

Assim, os autores aconselham algumas medidas a mulheres grávidas de modo a que se possam proteger, tal como aos seus bebés.

Evitar embalagens de alimentos à prova de gordura, protetores de manchas, roupas impermeáveis, produtos de cozinha com Teflon ou propriedades antiaderentes semelhantes, são algumas das recomendações, embora os fabricantes muitas das vezes não divulguem o uso de produtos químicos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …