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Crianças usam produtos antienvelhecimento que vêem nas redes sociais. Há danos graves

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A hashtag #SephoraKids estará a preocupar muitas mães e muitos pais. Já há quem prefira mandar tudo para o lixo.

Um crescente fenómeno entre meninas pré-adolescentes nos EUA tem gerado preocupação entre dermatologistas, pais e especialistas em saúde mental.

Algumas meninas bem novas, algumas com apenas 8 anos, estão a dirigir-se em massa a lojas de beleza como a Sephora para comprar produtos de cuidados de pele de alta gama, um fenómeno popularizado nas redes sociais, especialmente no Instagram, TikTok ou no YouTube, sob a hashtag #SephoraKids.

No entanto, o uso destes produtos está a causar consequências alarmantes, incluindo erupções cutâneas, queimaduras químicas e outros problemas de pele, uma vez que os produtos não são frequentemente adequados para a pele sensível das crianças.

A dermatologista Brooke Jeffy adverte na Associated Press que o uso de produtos anti-envelhecimento numa idade tão jovem pode causar envelhecimento prematuro, danificar a barreira cutânea e levar a cicatrizes permanentes.

Para além dos riscos físicos, existem preocupações crescentes sobre as implicações para a saúde mental: a obsessão com os cuidados de pele, impulsionada por influenciadores nas redes sociais e pelos padrões de beleza, é um fator que contribui para problemas como baixa autoestima, ansiedade e depressão entre as jovens.

O papel das redes sociais na formação destes ideais é significativo, com as meninas a sentirem-se cada vez mais pressionadas a alcançar padrões de beleza inatingíveis, muitas vezes perpetuados por imagens filtradas e rostos gerados por inteligência artificial.

Estas imagens idealizadas quase “bombardeiam” as crianças estabelecendo padrões de beleza irrealistas que são difíceis, ou mesmo impossíveis, de alcançar.

Esta tendência também tem influenciado os hábitos de consumo. Há famílias com adolescentes e pré-adolescentes que estão a impulsionar uma parte significativa das vendas de produtos de beleza, com marcas de luxo como Glow Recipe e Drunk Elephant a tornarem-se populares entre as jovens.

No entanto, muitos destes produtos contêm ingredientes agressivos como o retinol e ácidos hidroxi, que são inadequados para a pele jovem e podem levar a reações graves.

Tudo no lixo

Em resposta a estas preocupações, alguns pais estão a tomar medidas.
Sandra Gordon, enfermeira e mãe de Mia, de 14 anos, deitou fora todos os produtos de cuidados de pele da filha após notar manchas escuras no seu rosto. Mia segue agora uma rotina mais simples – e a sua pele melhorou.

Scarlett, uma jovem de Sacramento, sofreu queimaduras graves após usar produtos contendo retinol, comercializados com embalagens apelativas para crianças.

Já tem havido esforços legislativos nos EUA para conter esta tendência; mas com sucesso limitado.

ZAP //

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