Processo e-toupeira divulgado na Internet. 9 computadores da Justiça em casa de arguido

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a investigar a divulgação online, ocorrida esta sexta-feira, do processo e-toupeira através de um blogue.

“Os factos referidos encontram-se em investigação”, referiu a PGR, numa curta resposta enviada à agência Lusa, depois de questionada sobre se iria adotar alguma providência ou iniciativa processual tendo em conta a notícia publicada esta sexta-feira pelo Expresso.

Segundo o semanário, o documento divulgado no blogue Mercado de Benfica, “em Segredo de Justiça, tem 29 páginas e refere os pormenores da investigação desencadeada nos últimos meses ao assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e ao oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, que está em prisão preventiva por causa deste processo”.

De acordo com o documento do DIAP de Lisboa, entre outros, José Silva teve acesso ao inquérito a Bruno de Carvalho (depois das denúncias da Federação Portuguesa de Futebol contra declarações do presidente do Sporting no programa “Prolongamento”, na TVI24, em 2015). Também acedeu ao processo relacionado com a denúncia anónima contra o Benfica por alegado esquema de corrupção na arbitragem.

Além disso, segundo o Público, o despacho do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa agora divulgado no blogue também mostra que a PJ encontrou em casa da “toupeira” nove computadores, três dos quais plenamente operacionais, dois monitores e uma impressora do Ministério da Justiça.

Os computadores apreendidos em casa do técnico judicial foram um dos argumentos que motivaram o MP a defender a prisão preventiva do funcionário já que, mesmo em prisão domiciliária, poderia continuar a atividade criminosa, escreve o jornal.

10 mil euros suspeitos

Segundo o Correio da Manhã, há fortes suspeitas de que José Silva não tenha sido apenas corrompido com bilhetes para os jogos e merchandising do Benfica. O jornal apurou que a PJ está a fazer “uma exaustiva perícia financeira” para apurar quem fez, no ano passado, um total de 47 transferências e onze depósitos na conta do arguido, na Caixa Geral de Depósitos, no valor de 10 mil euros.

Para além do ordenado de oficial de Justiça, escreve o CM, não são conhecidos a José Silva rendimentos que justifique este valor que lhe caiu, de forma faseada, na conta. Estão a ser levantados os sigilos bancários das contas de origem das transferências e a ser apuradas as identidades de quem lhe fez os depósitos em balcões.

Gabinete de crise já entrou em ação

Desde o último fim-de-semana que o Benfica tem montado um gabinete de crise, que prepara ações judiciais contra os que coloquem em causa o bom nome do clube. Segundo a Visão, os encarnados recorreram ao antigo espião do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e secretário de Estado Adjunto de José Sócrates, José Almeida Ribeiro.

À revista, Luís Bernardo, diretor de comunicação do clube que também foi assessor do ex-primeiro-ministro, confirma que o ex-espião do SIS tem sido consultado pelo gabinete mas diz que este apenas participou numa reunião, negando assim a existência de qualquer vínculo com o clube.

De acordo com o Expresso, este gabinete de crise já entrou em ação: o Benfica irá avançar com uma queixa-crime contra Pinto da Costa por difamação porque, no editorial da última revista “Dragões”, escreveu sobre “uma rede de tentáculos”, referindo-se ao “segundo classificado”.

Porém, o dirigente azul e branco não é o único alvo. Fonte próxima do clube encarnado avança ao semanário que também está a ser preparada uma queixa-crime por violação do segredo de justiça contra João Pedro Capitão, contra a YoungNetwork e contra terceiros.

Os encarnados acreditam que João Capitão é o autor do Mister do Café, blogue afeto ao Sporting que tem divulgado documentos no caso dos e-mails e também a “informação de serviço” da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ em que o coordenador Pedro Fonseca especificava à diretora Saudade Nunes uma denúncia anónima que espoletou o caso ‘e-toupeira’.

E porquê a queixa contra a YoungNetwork? Segundo o jornal, João Capitão é colaborador desta empresa de assessoria, que trabalha em regime de outsourcing com o Sporting. Por outro lado, a queixa contra “terceiros” inclui o blogue “Mercado de Benfica”, que a PGR está agora a investigar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Com tanta toupeira vão os alicerces da catedral abaixo, até parece que o país está a ser governado a partir daí tantos são os suspeitos ligados a tal agremiação.

  2. Assim se vê claramente o funcionamento da justiça em Portugal, se não são os juíses que se vendem são os subalternos. Quem tem algum tipo de poder ou graveto com fartura, javarda lá dentro conforme quer… e já se vê quem sai sempre a perder… os anjinhos que pensam que a justiça faz justiça… rssss

RESPONDER

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …