Empregada de bar processada por servir álcool a homem que matou oito pessoas

Uma funcionária de um bar foi processada por negligência, no estado do Texas, nos EUA, por ter servido bebidas alcoólicas a um homem na mesma noite em que ele matou a ex-mulher e outras sete pessoas em 2017.

Lindsey Glass foi presa no mês passado na cidade de Plano, acusada de violar uma lei estatal que impede a venda de álcool a “uma pessoa embriagada ou insana”. As autoridades alegam que Glass devia ter parado de servir Spencer Hight, uma vez que ele parecia estar bêbado e armado.

Caso seja condenada, a bartender pode apanhar até um ano de prisão, pagar multa de 500 dólares ou ambas as penas.

Hight disparou contra a ex-mulher, Meredith, e sete amigos que estavam na sua antiga casa em Plano, no dia 10 de setembro de 2017, enquanto o grupo assistia a um jogo de futebol americano. De seguida, Hight foi morto durante uma troca de tiros com a polícia.

Lindsey Glass

As outras vítimas foram identificadas como: Myah Sade Bass, de 28 anos; Antony Michael Cross, de 33 anos; Olivia Nicole Deffner, de 24 anos; James Richard Dunlop, de 29 anos; Caleb Seth Edwards, de 25 anos; Darryl William Hawkins, de 22 anos, e Rion Christopher Morgan, de 31 anos.

Uma autópsia mostrou que o nível de álcool no sangue de Hight estava quatro vezes acima do limite legal. Segundo a polícia, ele estava a beber no Local Public House — o bar onde Glass trabalhava — antes de cometer o crime.

Por isso, vários familiares das vítimas moveram uma ação contra Glass e contra o bar por suposta negligência. Scott Palmer, advogado de Glass, contou que sua cliente ligou para o número de emergência quando Hight foi embora do bar e, inicialmente, a sua atitude foi elogiada pela polícia.

“Ela não apenas conhecia Spencer, como também era amiga de Meredith e deveria estar na festa naquela noite”, informou o advogado em comunicado. “É uma vergonha para o Departamento de Polícia de Plano ir atrás da pessoa que foi vital na tentativa de impedir os terríveis acontecimentos daquela noite”, acrescentou.

O que diz a lei?

O Código de Bebidas Alcoólicas do Texas afirma que uma pessoa é negligente criminalmente se vender “bebidas alcoólicas a um bêbado habitual ou a uma pessoa intoxicada ou insana“.

Um relatório formal da Comissão de Bebidas Alcoólicas do Texas (TABC) afirma que as imagens das câmaras de segurança mostram Hight extremamente embriagado, “a cambalear” e “a esbarrar nas mesas e a andar torto”, segundo a CBS News.

Glass teria enviado uma mensagem para um colega que trabalhava no bar, Timothy Banks, enquanto servia Hight, dizendo: “O Spencer está com uma faca grande no bar, acabou de pedir a conta e disse que precisava fazer um trabalho sujo. Loucooooooo”.

Spencer Hight

A funcionária — que foi treinada para identificar sinais de embriaguez — também contou a Banks que Hight estava “bêbado e a agir de forma estranha” e que, além disso, tinha “tirado uma pistola do bolso da frente e colocado em cima da mesa”. É contra a lei texana levar uma arma de fogo para um bar.

O relatório concluiu que Glass violou o código estatal de venda de bebidas alcoólicas. De acordo com a rede NBC DFW, o bar também perdeu a licença para vender álcool em julho do ano passado devido ao relatório.

Segundo a Conferência Nacional de Legislaturas Estatais, pelo menos 30 estados americanos têm algum tipo de lei de responsabilidade para estabelecimentos que servem álcool.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …